O Centro Recreativo e Cultural das Neves, numa atividade coordenada pelo seu presidente Amadeu Silva, promoveu pelo décimo nono ano consecutivo, mais uma edição do “Encontro Internacional de Motos Antigas das Neves”, O evento está inserido, com já é habitual, no programa da Festa de Nossa Senhora das Neves e por isso, teve lugar no dia 04 de agosto. Juntou centenas de participantes de todo o país, mas também da vizinha Espanha e até alguns de França. É já considerado como um dos melhores eventos do género realizado em Portugal.
Quanto a esta edição, com os termómetros a marcar cerca de 40 graus de calor, as autênticas raridades concentraram-se no Largo das Neves, causando a admiração do numeroso público que ali acorreu para apreciar aquelas máquinas de outros tempos. O secretariado funcionou como sempre na sede do CRCN, e foi para nesse local que os participantes oficializarem a sua inscrição e receberem as lembranças alusivas ao evento.Momentos antes de ter lugar o famoso lanche, com a degustação de vinho Caroça, apresentada pelo seu responsável senhor Joel. Tratou-se de um momento muito apreciado pelas centenas de pessoas, que assim puderam desfrutar de um vinho premiado com a medalha de Ouro em 2017 e em 2018, num concurso realizado na região de Ponte de Lima, produto oriundo da freguesia de Deão.
Alguns participantes chegaram dias antes, por serem de longe, e ficaram alojados numa Unidade de Turismo da região. Foi um espetáculo observar a qualidade dos sidecares do passado e o carinho com que são tratadas pelos seus proprietários estas valiosas relíquias.Alguns deles são verdadeiros colecionadores, com máquinas com 70 anos de vida, num autêntico museu vivo.
Quanto ao percurso escolhido para esta edição, teve como ponto alto a visita à cidade de Viana do Castelo, com uma paragem na Praia Norte, para assim todos os visitantes apreciarem uma bonita zona, que foi recentemente sujeita a um forte investimento que proporcionou uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas que por ali passam.
O almoço teve lugar no restaurante Sol, num ambiente que apesar das condições climatéricas, dado que será bom lembrar estavam cerca de 40 graus, mesmo assim, tudo correu bem, não faltou a boa música com uma atuação do conhecido fadista das Neves, Lino Ribeiro. O CRCN, pede-nos para deixar aqui uma nota de agradecimento pelo apoio às pessoas, empresas e instituições, designadamente a Câmara Municipal de Viana do Castelo, Juntas de Freguesia de Vila de Punhe e Mujães e a colaboração da Comissão de Festas de Nossa Senhora das Neves.