“O LIVRE será nestas eleições o único partido da Esquerda Parlamentar que pode permitir um Governo à Esquerda para o nosso país. O rompimento do PS com BE e PCP/PEV impede muito provavelmente um novo acordo parlamentar ou até de Governo. Só o LIVRE, caso eleja os deputados suficientes para garantir ou proporcionar a convergência de uma maioria de esquerda parlamentar, poderá suportar a possibilidade de um Governo de Esquerda”.
Assim está escrito no manifesto eleitoral do partido Livre que, também, se apresenta às legislativas de 30 deste mês no distrito de Viana do Castelo.
A lista é composta por Filipe Faro da Costa (Cabeça-de-Lista), Poeta e Tradutor Literário. 41 anos. Nascido em Massarelos – Porto e atualmente residente em Arcos de Valdevez no distrito de Viana do Castelo, onde foi deputado na Assembleia Municipal, eleito pelo Partido
Comunista Português (PCP). É membro do Livre desde 2019 e atualmente faz parte dos órgãos da Assembleia do Partido, foi candidato nas Legislativas de 2019 pelo Livre no círculo de Viana do Castelo.
Segue-se Mónica Pinto, de Arcos de Valdevez, onde ainda reside. Frequentou a Universidade do Minho, onde se licenciou em Ensino de Física e Química. É professora desde 2003 tendo lecionado em várias escolas, exercendo atualmente funções no Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura. A educação e o ambiente são dois temas que abraça com paixão e que motivam a sua participação nestas eleições.
Gonçalo Caseiro Pereira (mandatário), estudante do 2o ano de Gerontologia na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 39 anos e natural de Lisboa.
A lista integra, ainda, como efetivos,Teresa Rebelo, residente em Camarate, consultora imobiliária; Bernardo Vidal, residente em Lisboa, jurista; Maria João Ferreira Carvalho, nascida em Chaves, 57 anos de idade. Reside em Viana do Castelo. É professora do 1o ciclo e foi apoiante do LIVRE – Sintra há cerca de 1 ano.