O Grupo Desportivo do Centro Paroquial nasceu no dia 01 de janeiro de 1979. São 40 anos de história, festejados no pretérito dia 12, com Eucaristia de Ação de Graças e convívio de atuais e maioria de antigos atletas e seus familiares; atuais e maioria de antigos dirigentes; fundadores ou seus representantes; técnicos; FPC; ACM; Câmara Municipal; Junta de Freguesia e amigos. Na Eucaristia, os que já partiram para a Casa do Pai estiveram no pensamento da assembleia e aqui os recordamos: Admar Lopes; Armindo Costa; João Amaro; José Parente; José Vital; Luís Torres; Manuel Arieira; Morais Pedreira; Sousa Gomes; Tomás da Fonte (responsáveis); Carlos Rodrigues; Gonçalo Amorim; Manuel Abreu; Manuel Pires; Miguel Cruz; Paulo Ferreira e Pedro Alves (atletas). Mas também são 40 anos de glória, através da secção de ciclismo, a correr pelas estradas de Portugal e vizinha Espanha, presentemente com a designação de TENSAI/SAMBIENTAL/SANTA MARTA.
A comprová-lo, os 58 títulos conquistados, entre os anos de 1982 e 2018, sendo 54 individuais (femininos, juvenis, aspirantes, cadetes, juniores, seniores e profissionais) e quatro coletivos (aspirantes, juniores e seniores masculinos). Tudo isto tem sido possível, graças ao apoio permanente da Câmara Municipal e dos diferentes patrocinadores, destacando-se, no presente, a sempre fiel TENSAI e a promissora SAMBIENTAL. A isto acresce a dedicação dos dirigentes e técnicos, para além do apoio dos pais dos atletas e do empenho deles próprios. Assim continuam a ‘comer’ quilómetros de estrada, ao ritmo de participação em mais de cem provas por ano, atletas integrados numa equipa com a especificidade de pertencer a uma paróquia.
Por isso mesmo, o seu presidente, o pároco P.e Christopher, durante a homilia da Missa comemorativa se dirigiu aos atletas relevando, na prática desportiva, a riqueza do encontro e recordou palavras do Papa Francisco: «Constitui uma lição de vida, torna-se uma ocasião para a formação de valores humanos e sociais, para desenvolver junto com o corpo também o caráter e a vontade, e para aprender a se conhecer e se aceitar”.