Cortejo Histórico-Etnográfico demorou três horas a percorrer as ruas da cidade

«

O Cortejo Histórico-Etnográfico voltou a ser um dos momentos altos da Romaria d’Agonia. Com cerca de 3 mil figurantes, 141 quadros e 38 carros alegóricos, demorou cerca de três horas a percorrer o seu trajeto, entre a zona da ponte Eiffel e o Campo do Castelo, passando pela Rua de Aveiro, Passeio das Mordomas, Avenida dos Combatentes e Alameda João Alves Cerqueira. O público apinhava-se de gente das mais variadas partes do país e da vizinha Galiza, para ver o desfile.
Na tribuna, ao fundo da Avenida, além das autoridades locais, estiveram presentes dois ministros, Duarte Cordeiro, do Ambiente, e Marina Gonçalves, a titular da pasta da Habitação, natural do vizinho concelho de Caminha, já conhecedora da romaria e que fez questão de trajar um lenço da Viana. Também presentes três secretários de Estado presentes, nomeadamente dois de Viana do Castelo: José Maria Costa, ex-edil, do Mar; e Jorge Delgado, da Mobilidade Urbana. Presente ainda Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

Caso singular, o presidente da Câmara, Luís Nobre, saiu da tribuna e, pela primeira vez, deu um pezinho de dança com uma das integrantes do cortejo, no caso, mulheres da Ribeira vianense.
O início deu-se cerca das 16h30, meia hora depois do previsto, com os chuviscos a irem-se embora e, deste modo, se poder iniciar. Um desfile que levou levou dezenas de milhares de pessoas de Viana do Castelo e de muitos variados pontos do país, sobretudo do Norte e Centro.

O mesmo pretendeu também assinalar o centenário da abertura do museu de Viana do Castelo, atual Museu de Artes Decorativas e percorreu alguns dos apontamentos da cerâmica e da etnografia vianense. Jovens e crianças estiveram em maior número que em edições anteriores, sinal do futuro daa romaria e da “chieira” vianense.

Ao contrário do que tem sido habitual, o animado quadro Vamos para a Romaria surgiu na abertura do cortejo e não no final. De resto, um desfile em que se vê cada vez mais gente de todas as idades, incluindo crianças e idosos, com os trajes à Vianesa, de Festa e de Cerimónia, nomeadamente de morgada, mordoma, noiva e noivo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.