A Festa das Cruzes é diferente de quase todas as festas que se realizam ao redor, pois não se centra num Santo da devoção popular, mas na Cruz do Redentor, na Ascensão do Senhor ao Céu e numa antiga procissão.
A Festa das Cruzes antigamente celebrada em dia da Ascensão (era feriado nesse dia), 40 dias após a Ressurreição, marca o momento entre a Glória de Cristo Ressuscitado e a de Cristo exaltado à direita do Pai.
A cruz, duas linhas em ângulo reto, representa todo o Cristianismo e celebra a vitória de Jesus sobre a morte e o pecado e é por assim dizer a sacralização de um objeto que é símbolo de Glória.
A nossa Festa ainda é Páscoa, é Primavera e vida e também se relaciona com o nosso passado religioso que recorda que no dia 03 de maio (dia da invenção da cruz) se realizava uma procissão entre o lugar do Calvário e a Igreja. Neste percurso estavam localizadas as catorze cruzes da Via Sacra, em granito bem trabalhado.
Durante a referida procissão, havia uma paragem em frente de cada cruz, adornada com flores, entoando o sacerdote algumas estrofes a que o povo respondia.
De acordo com a Monografia do Cónego Cepa, esta festa em honra da Santa Cruz, vulgarmente conhecida por Festa das Cruzes, era uma manifestação de fé e de piedade, muito antiga e inveterada, com cruzes e guiões.
De acordo com as palavras escritas no livro “Festa das Cruzes” num texto intitulado “Ascensão do Senhor e Glorificação da Cruz”, Monsenhor Reis Ribeiro diz que a comunidade paroquial de Alvarães celebra a Ascensão de Jesus Cristo com triunfo pleno sobre o mundo e a morte. E num outro texto no “Aprofundar o sentido cristão da Festa”- a Festa das Cruzes na solenidade da Ascensão do Senhor evoca toda uma série de brilhantes páginas da comunidade cristã de Alvarães.
Desde há muitos anos, diz o povo das freguesias vizinhas: “vamos às Cruzes a Alvarães”.
O Frei Rui Rodrigues, também no livro “Festa das Cruzes e andores floridos, um hino à criatividade das gentes de Alvarães” diz que “a Festa das Cruzes outra coisa não é que a Festa da Ascensão e não tanto a devoção à Santa Cruz, quando muito, é a Festa das Cruzes”.
Pelas razões expostas (e outras) é minha opinião que a Festa em honra da Ascensão de Jesus deve ser chamada “Festa das Cruzes” tal a sua origem, confirmada, mais tarde pela colocação das 14 cruzes nas paredes que ladeiam a Avenida da Igreja, que eram enfeitadas em dias de festa e mais recentemente pela exposição das cruzes bordadas a flores e rendilhadas com pura imaginação, engenho e muita arte pelos jovens de Alvarães e colocadas no Cruzeiro, no nosso centro cívico ou Rossio alvaranense.