Em Chafé, na “estrada para o porto de mar”, uma via nacional ainda sem classificação, por entre pinhais sem qualquer moradia à vista, construíram em ambas as margens um passeio público, idêntico ao da imagem.
Ora, na Estrada Nacional 13-3, Estrada do Castelo na toponímia de Chafé, na imagem, numa aglomeração com dezenas de moradias ao longo das margens não existe qualquer passeio público apropriado. Essa estrada parte da rotunda do Lordelo, junto à gasolineira, em direção a Castelo do Neiva.
Portanto, roga-se a quem de direito na Câmara Municipal e aos presidentes de Junta de Chafé e de Castelo do Neiva, para que brevemente seja criado passeio público ou melhor uma ciclovia e passeio pedonal, no sentido de melhorar as condições de circulação de milhares de passeantes e peregrinos e mesmo ciclistas, os quais, deveriam ter proteção adequada aquando da utilização desta via pública.
A Câmara Municipal despende milhões de euros em festas, festinhas e entretenimentos para público restrito, quando deveria investir esses valores monetários primeiramente em infraestruturas no sentido de melhorar o bem-estar dos cidadãos contribuintes. Depois, sim, venham então, as festinhas que o povo gosta.
Além disso, é imperativo a colocação de sinalização de limite de velocidade rodoviária ao longo daquela estrada Nacional 13-3 muito movimentada e perigosa por facilitar altas velocidades.
Todavia, também seria ótimo a colocação de um radar de velocidade média a meio da reta nessa estrada, funcionando a energia solar, para que os automobilistas se lembrassem que a velocidade máxima em aglomerações é de 50 km/h.
Chafé merece muito mais atenção por parte da Câmara Municipal.
Outras notícias:
Na manhã do dia 05 agosto, um meio aéreo e os bombeiros extinguiram um incêndio que deflagrou num pinhal do sítio da Portela, bem perto onde restam vestígios da Mamoa e da Cista.
No dia 06 de agosto, a Comissão de Festas da Romaria da Senhora do Alívio, festejada em 08, 09 e 10 de setembro, perante duas centenas de participantes propôs um almoço convívio no salão da Associação Desportiva de Chafé.
Contudo, notou-se somente, a presença do pároco.