Chamam-lhe de vespa asiática, de nome científico: Vespa velutina nigrithorax e invadiu a Europa, Portugal, e chegou a Subportela. Desde que se começou a falar desta invasora, que a população de Subportela tem descoberto algumas soluções para ir fazendo desaparecer os perigos que este inseto representa para as pessoas, para a restante natureza, e principalmente para as suas primas europeias que muitas vezes foram atacadas e mortas. As colheitas de mel também diminuíram drasticamente.
Em Subportela tem-se notado um crescimento elevado do número de ninhos de vespa asiática, não se percebendo se as autoridades estão a conseguir ou não resolver esta situação. Numa das situações comunicadas no início de dezembro ainda não houve qualquer resposta. Não sabemos se houve ou não intervenção por parte de quem de direito para resolver este problema.
Os ninhos continuam a crescer. A exemplo disso, só num caminho: Caminho da Agra da Lomba é possível ver, num curto espaço, quatro exemplares desses ninhos, pendurados em árvores.
Ficamos a aguardar a devida intervenção.