Este ano, pela primeira vez, houve atuação de Marchas Populares, em Cardielos. O desafio foi lançado pela Comissão de Festas da Senhora do Amparo, dos lugares de Outeiros e Ponte, aos restantes lugares da freguesia. O evento foi organizado com o objetivo de angariar verbas para a festa que se realiza no terceiro domingo de maio.
A sugestão teve uma forte adesão por parte das pessoas que, em pouco mais de três semanas, elaboraram os arcos, os trajes, ensaiaram as músicas e as coreografias. Foram mais de 120 participantes em desfile.
Cada lugar escolheu um tema para a sua marcha: Igreja e Breia escolheram “Os romeiros de S. Silvestre e as suas merendas”; Porto, “Os lenços dos namorados e o amor que representam”; Salgueiro, o slogan “Quem gosta vem, quem ama fica” e Outeiros e Ponte ”Os pescadores do Rio Lima”.
A marcha vencedora, já que se tratava de um concurso de marchas, foi a do lugar do Porto. No entanto, no entender da maioria das pessoas, todas foram vencedoras, pelo empenho, entusiasmo e camaradagem de cada um dos grupos.
As Marchas Populares foram, definitivamente, o resultado do trabalho de equipa das pessoas dos diferentes lugares. A comunidade homenageou este empenho coletivo, garantindo uma grande moldura humana, no adro da igreja. A maioria das pessoas presentes aproveitou para aí jantar, tendo ao seu dispor a típica ementa destes arraiais: fêveras, sardinhas com broa e caldo verde.
O evento foi um êxito e prova disso são os convites que os grupos têm recebido para atuações em terras vizinhas.
Parabéns à comissão de festas, por esta iniciativa, que fomentou o convívio e o salutar bairrismo.