Falemos da nossa gente, de quantos somos neste torrão de São Miguel de Alvarães.
De acordo com o último recenseamento nacional, em 2011, éramos 2623 habitantes. Veremos quantos seremos na contagem populacional em 2021, uma vez que os recenseamentos da população, a nível nacional, são de 10 em 10 anos.
Dia 11 de julho, Dia Mundial da População, diz a imprensa diária que Portugal tem a 5.ª menor taxa de natalidade da União Europeia com 8,4 nascimentos por cada mil habitantes. É manifestamente pouco e o que nos vale, para melhorarmos a estatística, é contarmos com os filhos dos imigrantes, nomeadamente de Cabo Verde e do Brasil. Mesmo assim caminhamos rapidamente para uma população total de menos de 10 milhões de habitantes.
O 11 de julho é também dia de São Bento de Núrsia, Santo Italiano que se recolheu a um convento no monte Cassino e que fundou a Ordem dos Frades Beneditinos e declarado padroeiro da Europa. Que São Bento nos valha e nos proteja e que olhe por este velho continente cheio de história com raízes fortemente cristãs.
Quanto ao futuro, em Alvarães, os dados estatísticos da população também não são animadores.
No ano de 2019 houve 35 batizados, quatro casamentos e 29 óbitos. Estes batismos na igreja Matriz de Alvarães não correspondem a nascimentos circunscritos ao território da vila, ao contrário de há uns anos atrás. É que metade ou mesmo mais de metade são filhos de emigrantes que aproveitaram as férias de verão e aqui batizaram as suas crianças.
Em termos comparativos com o passado, refira-se que em Alvarães, em 1950 houve 100 batizados, o que corresponderia a 100 nascimentos aqui verificados. Em 1975 o número de nascimentos foi de 72 e no ano 2000 o número baixou para os 41.
Hoje, estes números andam muito por baixo e no que diz respeito a casamentos, no ano de 2019, foram registados nos arquivos paroquiais apenas quatro. Este ano por causa da Covid-19 será ainda muito pior.
Estrada Alvarães – Vila Fria
A estrada que liga o Cruzeiro de Alvarães ao Armazém do Sal, passando por Vila Fria, está a ser asfaltada de modo a que o piso seja nivelado após obras de saneamento verificadas na nossa freguesia vizinha.
Esta via estava de facto em muito mau estado com um piso irregular e muito desnivelado e por isso entendeu a Câmara Municipal e bem, repavimentar todo o percurso desta estrada. As obras ainda estão em curso, encontrando-se já asfaltado o troço desde o Cruzeiro de Alvarães até à entrada da freguesia de Vila Fria.