Depois de todo o tempo que mediou o início da pandemia, em que as Eucaristias da Paróquia e a recitação do terço, passaram a ser apenas transmitidas pela Internet (Facebook). A igreja foi fechada na hora da Eucaristia e as reuniões dos Movimentos e Obras de Apostolado foram liminarmente suspensas.
Com o progressivo desconfinamento decretado pelo Governo, no passado dia 30 de maio, a vida da Paróquia da Meadela, regressou a uma certa normalidade, com o regresso da Eucaristia com a presença de fiéis e o início das reuniões dos Movimentos e Obras de Apostolado da Paróquia, seguindo o calendário, estabelecido pela Paróquia, para o ano pastoral em curso.
Como era de esperar neste arranque, de uma certa normalidade, da vida da Paróquia, notou-se o receio de muitos (as) dos (as) frequentadores nas Eucaristias e dos que habitualmente marcavam presença nas várias reuniões das Obras de Apostolado a que pertencem, optando compreensivelmente por esperar um pouco mais e assim ir constatando que tudo vai continuar a evoluir positivamente, como todos esperamos.
É justo salientar e alguns podemos já testemunhar que a Paróquia, sob a coordenação do nosso Pároco Monsenhor Manuel José Vilar, implementou quer na igreja, quer nas salas do Centro Paroquial onde se realizam as reuniões, todas as medidas de higienização, desinfeção, afastamento social sinalizado e uso obrigatório de máscara, sugeridas pela DGS (Direção Geral de Saúde), tornando esses locais verdadeiramente seguros, bastando para isso que cada um cumpra a sua parte e siga as instruções que lhe são fornecidas por quem coordena as entradas na igreja e nas reuniões.
Estamos certos que gradualmente com o evoluir positivo da situação se irá ganhando confiança e assistiremos ao aumento de frequência de fiéis, quer nas Eucaristias, quer nas reuniões daqueles que habitualmente estavam presentes e davam o seu contributo e reflexão que em cada reunião tem lugar, continuando naturalmente afastados os mais idosos e particularmente aqueles que tem problemas de saúde e os colocam como pessoas de risco.
Refira-se que a lotação da igreja de 600 pessoas sentadas, passou a permitir apenas a presença 106.
FESTAS DA MEADELA
A Comissão de Festas da Meadela em honra de Santa Cristina, realiza hoje quinta-feira, dia 18 de junho, às 21h30, uma Assembleia Geral da Comissão de Festas, que será a primeira desde que foi decretada a pandemia Covid-19.
Para permitir que sejam cumpridas todas as normas decretadas pela DGS, a reunião terá lugar no Salão Nobre do Centro Paroquial da Meadela (sala interior do primeiro andar), com entrada pela rua Padre Alfredo Guerreiro, nº. 59, que está devidamente preparada para receber reuniões.
Esta Assembleia Geral tem como ponto principal da “Ordem de Trabalhos” ultimar o programa das Festas em honra de Santa Cristina, na sua vertente religiosa, pois como foi amplamente divulgado, devido à pandemia, por decisão tomada pela Comissão de Festas no passado dia 14 de abril, as Festas 2020 não se realizam.