Abandono animal em Portugal

Author picture

Em Portugal, são abandonados, anualmente, milhares de animais, essencialmente cães e gatos. As causas para esses comportamentos são variadas, como as férias, pois os donos ou desconhecem locais para os deixar ou, se conhecem, consideram demasiado caro o seu alojamento. Há, também, abandono pelo comportamento agressivo, pelo mau desempenho na caça, pela emigração, pela mudança de residência, pela alergia de alguém da família… Outros, ainda, pensam que eles são substituíveis ou adereços de moda.

A República Portuguesa já interveio, criando leis e punindo com coimas e prisão quem não seja cumpridor. Para combater estas atitudes poder-se-ia sensibilizar mais a população para os direitos dos animais e para a sua preservação, bem como efetuar campanhas que estimulem a adoção.

Este é o melhor momento para a população portuguesa agir, antes que o número de animais abandonados se torne insuportável.

Martim Leme
Foto: Rafeiros e Companhia

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.