No último sábado, dia 13, Castelo do Neiva acolheu cerca de 1300 escuteiros que participaram na abertura do ano escutista 2018/2019 da região de Viana do Castelo.
Esta iniciativa marca o início de um novo ano de atividades da região, cujo tema integrador é “Amar”, tendo como figura inspiradora Santo Inácio de Loyola, uma figura de grande relevo na história da Igreja Católica, não só por ser o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas), mas, sobretudo, pelo seu percurso.
Durante todo o dia, os escuteiros tiveram oportunidade de vivenciar o tema proposto para o novo ano, a partir de um conjunto de atividades diversificadas, de acordo com o Programa Educativo da respetiva secção.
Para os mais jovens, os Lobitos (dos 6 aos 10 anos de idade), a Equipa de Atividades preparou um conjunto de jogos, tendo por base a recriação do caminho percorrido por Inácio de Loyola na sua “busca por Deus”.
A II e III Secções – Exploradores e Pioneiros, partiram à descoberta de percursos por Castelo do Neiva, intercalados com um vasto conjunto de jogos e tarefas.
A IV Secção – Caminheiros, foram desafiados a percorrer parte do Caminho Português da Costa – Caminhos de Santiago, desenvolvendo um conjunto de tarefas preparadas para esta Atividade Escutista.
Ao final da tarde, todo o contingente regional juntou-se para a Cerimónia Oficial da Abertura do Ano Escutista, antecedida pelo já habitual Sarau Escutista, o jantar-convívio partilhado por todos os 25 agrupamentos presentes. Na cerimónia protocolar desta atividade, o chefe regional de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, desejou a todos os escuteiros e agrupamentos da região, um ano cheio de grandes atividades, agradecendo o empenho e a dedicação de todos os dirigentes e equipas. Em ano do 40º aniversário da sua fundação, o chefe do agrupamento local – 537 de Castelo do Neiva, José Figueiredo, congratulou-se pela vivacidade e legado reconhecido a este Agrupamento.
A cerimónia protocolar contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia do Castelo do Neiva, Paulo Torres; da vereadora Carlota Borges e do pároco de Castelo do Neiva, Xavier Moreira.