No final de novembro do corrente ano, a Direção do Centro Social Paroquial de Areosa viu as suas candidaturas ao PROCOOP 2023 (Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais) aprovadas. Tal significa que estão reunidas as condições que a Direção definiu como necessárias para a abertura do Centro de Dia e alargamento do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
O Centro de Dia abrirá as suas portas ainda durante o mês de dezembro.
Esta resposta social poderá acolher até 22 pessoas e serão abrangidos pelo Acordo de Cooperação estabelecido com o Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo 17 lugares. O Centro de Dia proporcionará serviços de nutrição e alimentação, atividades socioculturais, lúdico-recreativas, de motricidade e de estimulação cognitiva, cuidados de higiene pessoal e de imagem, tratamento de roupa e administração de fármacos, quando prescritos pelo médico.
As inscrições deverão ser feitas nos serviços administrativos do CSPA, situados no edifício sede, na Rua Domingos Martins Rua, n.º 47 – Areosa.
Também o Serviço de Apoio Domiciliário foi contemplado com o alargamento do Acordo de Cooperação, que, em vez de 32, passará a abranger 51 pessoas. A atual capacidade da SAD do CSPA é de 64 lugares e a Direção está empenhada em alargar e melhorar os serviços prestados. Ainda este ano, no âmbito da candidatura aprovada PRR – Mobilidade Verde, foi adquirida uma carrinha elétrica para reforço da frota do SAD. É objetivo do CSPA aumentar o número de equipas prestadoras de cuidados e alargar os serviços de higiene pessoal aos domingos e dias feriados.
Poderá dizer-se que o ano de 2023 encerra do melhor modo possível: com a atribuição do Prémio BPI Sénior, com o alargamento do SAD e com a abertura do Centro de Dia – há tanto ansiado pela população de Areosa.
Esperamos confiantes que o ano de 2024, será o ano de arranque da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.
Requalificação Casa Mortuária
Depois de um interregno de mais de três anos, para requalificação, a Capela Mortuária da nossa freguesia, foi reaberta no passado sábado dia 16 de dezembro pelas 18h30, estando presente o presidente da Câmara, Arq. Luís Nobre, a presidente da Junta Filomena Rolo e os respetivos membros e muito população que ansiosamente esperavam este momento. Seguiu-se-lhe uma visita às novas e modulares instalações. Na sua intervenção, Luís Nobre e a presidente da Junta de Freguesia de Areosa, Filomena Rolo destacaram a importância deste investimento para a Freguesia e, apesar da morosidade da obra, dispõe de um espaço com todas as condições de conforto, segurança e salubridade para que a população possa despedir-se com dignidade dos seus entes queridos.
O espaço foi benzido pelo reverendíssimo padre Manuel José Torres Lima. Na cerimónia, foi prestada homenagem ao saudoso Eng.º Serafim Baganha responsável pelo projeto e colaboração na requalificação da Casa Mortuária, na presença da sua família. A presidente da Junta de Freguesia, Filomena Rolo, endereçou agradecimentos a todas as pessoas e instituições que colaboraram, como a Câmara Municipal de Viana do Castelo, na pessoa do Sr. presidente, à Dra. Alexandra e ao Eng.º Pimenta pela ajuda técnica e pelo apoio, à empresa Paralelo Emblemático pelo profissionalismo, ao Eng.º Alípio pelo acompanhamento, ao secretário da Junta de Freguesia, Carlos Sampaio, pela persistência e acompanhamento sistemático da obra e a todos os trabalhadores das mais diversas especialidades.