A instalação interativa intitulada “Abraço de Coração”, que se ilumina através de um abraço foi inaugurada no Dia dos Namorados, na Praça da República.
Élio Moreira é o criador desta instalação. “Este projeto nasceu através de um concurso da Câmara de apoio aos artistas. E aqui aproveitei a inteligência artificial para otimizar tudo”, refere o licenciado em engenharia de sistemas e energias renováveis na ESTG. A obra “só funciona quando duas pessoas se abraçam e o coração deteta através de um sensor de inteligência artificial que reage através de um efeito de luz”. O horário das luzes é das 18h até as 24h.
Manuel Vitorino, vice-presidente da Câmara Municipal, salientava que a instalação “faz todo o sentido nesta cidade. O nosso marco territorial diz ‘quem gosta vem, quem ama fica’, e nós acrescentamos sempre o ‘fica no coração’. Esta escultura luminosa associa duas coisas, os sentimentos e a inteligência artificial”.
O abraço ilumina corações, e o vereador reforça a importância deste contacto “temos aqui um dispositivo que reage à intensidade do abraço que é outra coisa muito importante. Muitas vezes esquecemo-nos que é um elemento fundamental nas nossas relações e um apaziguador de muitos problemas. Se as pessoas se abraçassem mais julgo que eram mais felizes. E conjugamos a tecnologia com o sentimento”, afirma Manuel Vitorino.
A escultura estará até à quadra pascal.