A AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho está a preparar uma Oficina de Canto, integrada na comemoração do Dia Mundial do Canto, que ocorre no próxima sábado, dia 21, às 10h30, na Porta Mexia Galvão, no centro histórico de Viana do Castelo.
A comemoração acontece a nível global no terceiro sábado de outubro, e Viana do Castelo vai juntar-se “a esta festa do cantar com mais uma atividade didática que também pretende divertida”, explica Mafalda Rego.
A oficina, orientada por Josefina Fernanda Bouças e Liliana Quesado – cantoras de dois dos grupos que integram a AGFAM – , não está limitada a nenhum grupo etário, nem a conhecimentos musicais, nem mesmo, a propriedades vocais.
As cantigas tradicionais portuguesas a ensinar serão: “Gotinha de água”, “Atrás do sol anda a lua”, “Roquinha de pau” e o “Coro das maçadeiras”.
“O que pretendemos é que o público deixe de ser espetador e aprenda a cantar as cantigas tradicionais portuguesas. Além de fazer bem, cantar permite que nos relacionemos uns com os outros”, acentua Mafalda Rego, dinamizadora da Oficina do Canto.
Esta iniciativa está inserida no projeto “Viana Acolhe”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, para integração de Nacionais de Países Terceiros. Resulta de um financiamento ao Fundo de Asilo, Migração e Integração (FAMI).
Caso chova, a atividade será realizada na igreja da Sagrada Família (Abelheira).