O Agrupamento 343 – Senhor do Socorro do Corpo Nacional de Escutas lançou, no dia 26 de novembro, um livro alusivo às comemorações dos 50 anos de ininterrupta atividade.
Com o título “Memórias e Histórias” o livro faz uma retrospetiva dos 50 anos de caminhada do agrupamento, contendo histórias e memórias de muitos dos escuteiros que pertenceram e ainda pertencem à família deste agrupamento. Os autores do livro são Martinho Cerqueira e José Miguelote.
O lançamento decorreu, recentemente, na Quinta da Presa, Meadela, durante o jantar comemorativo da efeméride.
Estiveram presentes, o vereador da Câmara Municipal, Ricardo Rego, a presidente da União de Freguesias de Viana, Helena Brito, o representante da Junta de Freguesia de Areosa, João Bompastor, o chefe regional do escuteiros, o assistente religioso padre Zé, o grande amigo do Agrupamento António Bastos, entre outros, que aproveitaram a oportunidade para felicitar o Agrupamento por tão longa caminhada.
Recorde-se que o agrupamento do Senhor do Socorro foi criado em 07 de março de 1971. Foram seus fundadores o padre Manuel Inácio da Rocha, Martinho Cerqueira, atual chefe do agrupamento, e António Vieira.
Criado numa zona muito carenciada da freguesia de Areosa, com meia dúzia de rapazes, como nos disse Ângela Cerqueira, dos quais Ricardo Ramos ainda continua. Tão longa caminhada, ininterruptamente, só foi possível dado o amor dos seus fundadores e dirigentes aos mais desprotegidos, reforçando cada vez mais a capacidade do grupo.
Fecharam assim com chave de ouro as comemorações do 50.º aniversário.
Festa de Natal
A Junta da nossa freguesia, no dia 11 de dezembro, pelas 19h30, em comunhão com a Comunidade, Centro Social e Paroquial do Senhor do Socorro, Catequese de Areosa, Escuteiros 343- Senhor do Socorro e Bombos de Areosa promoveram, no Adro da igreja, a festa de Natal para as crianças de Areosa.
Foi bonito ver a alegria das crianças, nesta Festa Natalícia. São iniciativas, como esta, que aproximam as pessoas e contribuem para a união da freguesia. Parabéns à Junta.
Grupo Etnofolclórico “Renascer”
No passado dia 01 de dezembro, o Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa, instituição de utilidade pública, comemorou o seu 9.ºaniversário e lançou o programa de comemoração do seu 10º aniversário que será marcado por uma série de atividades durante o ano de 2022.
O programa inclui diferentes atividades musicais de dança, exposições e canto, que pretendem retratar as diferentes vertentes artísticas que fazem deste grupo uma associação cultural multifacetada, composta por elementos com diferentes influências e gostos, mas que convergem num objetivo único de levar, com a qualidade já comprovada, a arte e cultura de palco a todo o lado. Este grupo, o mais jovem grupo folclórico de Viana do Castelo, continua o seu caminho de estabilização e homogeneização no panorama do folclore a nível nacional e internacional.
O Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa, com um espírito renovado e olhos no futuro, com este tipo de iniciativa pretende passar a mensagem de esperança que, em 2022, os palcos voltarão a ter cor, as plateias voltarão a estar cheias de gente com fervor…sem distância, metros ou centímetros que nos possam separar…
Disse um dia Abraham Lincoln que “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo” e suportado nesta frase histórica, pretende este grupo criar o seu próprio futuro, cuidando em primeiro lugar do presente, através da criação de condições para os associados e também garantir o futuro, captando novos talentos que façam este Grupo crescer. Para isso a sede própria é fundamental, pois acreditamos que no presente e na forma criativa de o construir está a chave de um desenvolvimento sustentado e de um futuro bem-sucedido.
Para trás ficou um ano que agora acaba e dele se deve guardar tudo o que de bom fizeram. Dos erros guarda-se a aprendizagem e das dificuldades guarda-se o momento da superação. Hoje o GERA é um grupo mais experiente, mais forte e mais sábio. Esta altura do ano é tempo de festa e celebração, mas também de reflexão, de análise e de recomeços. Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois praticamente uma década depois da sua criação, um novo ano vai começar devendo aproveita-lo ao máximo. Bom trabalho e boas festas.
Sócios SIRSA
Os sócios da Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense (SIRSA) reunidos em assembleia geral aprovaram, por unanimidade, o plano de atividades e orçamento para o ano de 2022 apresentado pela direção.
O plano apresentado não é o que a direção gostaria de apresentar devido às restrições que a Direção Geral de Saúde nos impôs para combater a Covid 19 que ao longo destes dois últimos dois anos tem grassado pelo Mundo.
Contudo, na esperança de que melhores dias virão a direção inclui nele um conjunto de atividades, mais restritivas, que vão de encontro aos interesses dos sócios que, dependendo da evolução da Covid-19, poderão ser alteradas.