No mês de dezembro, Alvarães comemora a fundação de várias associações da vila.
A Associação Desportiva e Cultural de Alvarães foi fundada no dia 01 de dezembro de 1974, já lá vão 49 anos ao serviço do desporto, sobretudo do futebol, e este ano os seus dirigentes não deixaram passar a efeméride em branco e comemoraram com um jantar a data que é histórica para a Associação e para a vila.
Foi a 09 de dezembro de 2004 que a freguesia de Alvarães foi elevada à categoria de vila por Lei da Assembleia da República. Já se passaram 19 anos e o próximo, que tem número redondo, promete festa a rigor.
No dia 04 de dezembro de 1976, o juiz da Confraria de S. José, Augusto Meira Fernandes, tornou o sonho em realidade ao criar o Grupo Coral de S. José. Foi há 47 anos quando o Grupo animou pela primeira vez a Eucaristia dominical. O seu primeiro maestro foi António Casado Neiva, seguindo-se o seu irmão Albino, depois Nuno Melo e hoje António Araújo.
Grupo Folclórico de Alvarães. Foi em Dezembro de 1968, há 55 anos, que em Alvarães nasceu o Grupo Folclórico, o nosso grande mensageiro e embaixador que leva o nome da vila por esse país fora e também além -fronteiras.
O Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães afirma-se como consciência coletiva do tempo e prima pela autenticidade, pela beleza dos trajes e cantares, pela alegria, pelas danças, pelo desafio de cada atuação que faz e pelo seu projeto cultural que envolve, no fundo a sociedade alvaranense. Também pela sua história, já maior que meio século.