Durante dois dias, o Jardim Público e várias ruas da cidade acolheram a Viana Florida, com feira de flores e plantas aromáticas, apresentação de três festas concelhias e ainda a execução de estruturas em flor na Praça da Liberdade.
“Estamos a demonstrar a construção do andor da Santa Cruz, que é a caravela. É uma réplica dos andores que vão desfilar na festa de Santa Cruz, que vai decorrer nos dias 21 e 22 de maio”, referia Andreia Belo, da Comissão de Festas de Alvarães. Numa das tendas, instalada no Jardim Público, várias mãos colavam pétalas no mini andor que iria desfilar no domingo, na festa da criança. Andreia Belo considerava que a iniciativa Viana Florida é “uma boa montra para a nossa festa”.
Na outra ponta do Jardim Público, junto à Estatua de Viana, estava colocado um cesto das Festas da Rosa de Vila Franca. Ao lado, os elementos do Rancho, que vendiam alguns dos típicos produtos gastronómicos. João Ferreira é elemento do grupo e é bordador dos cestos desde os 10 anos. Atualmente reconhece que há cada vez mais vontade em preservar a tradição dos cestos. “Acredito que em Vila Franca, as pessoas estão todas enfarinhadas nesta tradição, principalmente as raparigas, que começam a desfilar no desfile das crianças”, explica.
As flores para o cesto são escolhidas, assim como o desenho que é, “normalmente”, proposta da mordoma. João Ferreira lembrarque em setembro tem de guardar a corola (sic) do milho para revestir o cesto no ano seguinte. “Fazemos tudo com flores naturais, desde pétalas, o caule, a flor. Escolhemos aquelas que aguentam mais tempo”, assegura.
Raquel Rocha, também elemento do rancho de Vila Franca, não esconde a emoção a falar da festa, que honra uma tradição. “A minha mãe fez um cesto, eu fiz e a minha filha também já fez”, conta. Informando que também os rapazes gostam de desfilar com os mini andores, tal como aconteceu no último domingo.
Os moradores da Ribeira também elaboraram um tapete de sal, que relembrava os tapetes da Senhora d’ Agonia. E na praça da Liberdade foram ornamentadas várias estruturas com flores naturais, desde os corações de Viana, passando por figuras de animais para os mais pequenos.