A Associação de Moradores da Cova está a comemorar o 48.º aniversário da fundação, que ocorreu a 05 de setembro de 1975, graças a um punhado de entusiastas meadelenses que deram início ao que hoje é a dinâmica Associação de Moradores da Cova.
As comemorações iniciaram-se no passado dia 05 de setembro, às 18h30, com a celebração de uma missa na igreja paroquial, em sufrágio pelos associados já falecidos.
No próximo dia 09 de setembro, sábado, às 10h haverá uma romagem ao cemitério, onde será colocada uma coroa de flores em homenagem aos associados já falecidos e às 11horas realiza-se a cerimónia do hastear da Bandeira da Associação na sua sede, com o “Grupo de Clarins” do Agrupamento de Escuteiros da Meadela.
Às 17h, terá lugar uma festa/convívio, na sede da Associação, onde não faltarão os tão apreciados petiscos, a sardinha assada e o caldo verde e pelas 22h, animação musical com o DJ Fábio Brás.
Os nossos parabéns à laboriosa e dinâmica direção da Associação, pelo 48.º aniversário e pelo excelente trabalho que tem realizado ao longo dos anos, particularmente nas atividades desportivas e de ocupação dos tempos livres dos nossos jovens.
Lavradeiras na Dinamarca
O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela deslocou-se, entre os dias 23 e 30 de julho, à Dinamarca para participar no Triangle Folklore Festival 2023. Marcaram presença, neste festival, para além desta representação portuguesa, grupos do México, Sérvia, Estados Unidos da América, República Checa, Taiwan, Irlanda, Polónia, Espanha e Gana, bem como um grupo do país anfitrião.
Com atuações em várias cidades, nomeadamente Vejle, Kolding e Aarhus, a segunda maior cidade do país, o grupo mostrou as tradições da freguesia da Meadela e da cidade de Viana do Castelo, que foram efusivamente aplaudidas pelo público.
Mais uma vez, como já é apanágio quando o Grupo está no estrangeiro, os trajes que o grupo enverga são motivo de admiração e curiosidade, onde várias pessoas quiseram ver em pormenor todo o trabalho artesão empregue nestes riquíssimos trajes. Houve também tempo para fazer novas amizades com os elementos dos outros grupos, pois o convívio entre estes era fomentado neste festival, havendo espaço para festa e muita dança.
Neste âmbito, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela fez também um workshop onde mostrou os viras e as chulas, e onde colocou uma multidão de elementos dos outros grupos a dançarem com o grupo, em ambiente de muita alegria e diversão.
No último dia, o Grupo foi visitar Copenhaga, a capital do país, onde permaneceu todo o dia em visita aos principais pontos turísticos desta bonita cidade, descansando de toda a atividade e restabelecendo forças para uma semana de grande atividade em Portugal, nomeadamente com as Festas de Sta. Cristina da Meadela.
Findo o Festival, fica a noção de dever cumprido, pois as palmas que receberam e as amizades que se criaram assim o demonstram. Esta recente deslocação definiu-se como o 60.º festival de folclore além-fronteiras em que este grupo participa, e o 30.º país visitado.