E os «Globos de Ouro» foram mesmo uma noite de sonho. O adro da igreja paroquial tornou-se pequeno para acomodar tanta gente.
Adivinharam mais uma grande noite, naquilo que foi, porventura, a homenagem mais conseguida, até hoje, a todos quantos transmitiram este ADN de boa disposição e que ali, bem perto, têm a sua última morada.
Esses já conheciam a “cabaneira do cemitério”, mas nós não. Dir-se-á que se o mundo do futebol tem um CR7 (Cristiano Ronaldo), que vem disputando a primazia com Messi, aqueles que em Santa Marta apreciam a arte recreativa, sobretudo na modalidade da revista, têm uma dupla CrRi (Cristóvão + Ricardo), que em vez de competirem, se complementam.
Um cria, o outro encena e ambos trabalham, para nosso contentamento e sábio aproveitamento da Comissão de Festas da Romaria de 2018, que não defraudou as expectativas, a todos presenteando com uma alegre e feliz apresentação do cartaz. Cartaz da autoria da dupla constituída por Sílvia Moreira e Sérgio Moreira, que tem como figurante Lúcia Brito, justamente premiada pela sua persistência e da família no honrar do melhor das tradições de Santa Marta, apaixonadas que sempre foram no trajar e ourar.
Mas em noite de Globos de Ouro, se para alguns foi surpresa, para muitos foi um ato de justiça e gratidão, além da honra ao mérito, atribuindo o ‘troféu’ aos carpinteiros que vêm colaborando com as sucessivas comissões de festas, na pessoa de António Lourenço, secundado por Manuel Gigante e Manuel Rodrigues. Estes homens foram os produtores do Brasão de Santa Marta. Eles como muitos outros e muitas mulheres, todos os anos dedicam muitas horas das suas vidas para que a nossa romaria de agosto a todos encante.
Esteve muito bem a comissão ao homenagear publicamente todos os que fazem trabalho invisível para muitos, que depois se torna proveito de todos.
Fizeram parte do espectáculo, no elenco: Carla Pereira, Carlos Ferreira, Clara Vieira, Conceição Araújo, Cristóvão Siano, Filipe Lima, Hugo Pontes, Isabel Pereira, Júlia Castro, Luísa Maia, Manuela Mesquita, Olívia Ferreira, Paula Viana, Rosa Pereira, Rui Birra.
Autoria do texto: Cristóvão Siano. Encenação e Produção: Ricardo Afonso. Música: Paulo Maciel. Equipa de apoio: Catarina Gonçalves, Cristina Siano, Elisa Afonso, Filipe Alves, Francisco Maciel, Irene Costa, João Verde, Liliana Lima, Rafaela Oliveira.
Gratos pela cedência das fotos a Sérgio Moreira.