O projeto “Quatro Estações: Arcos de Valdevez” foi apresentado, há dias, no Paço da Giela, e pretende “dinamizar a procura turística nas várias estações do ano, o qual irá contribuir também para o aumento da visibilidade e notoriedade do concelho”.
Na apresentação, o autarca arcuense, João Esteves, explicou que “é um projeto que integra o “Minho Tourism Design Experience”, e estabelece uma ação conjunta e assenta numa parceria que partilha um objetivo em concreto: transformar os recursos únicos, inimitáveis e diferenciadores do concelho “.
Promove um desenvolvimento do território único, com características similares, de forma a alavancar o investimento privado e atrair novos investidores para o território, melhorar a visibilidade e a notoriedade do destino turístico. Também se pretende melhorar a perceção da procura em relação à experiência turística, atenuar a sazonalidade turística, promover o surgimento de ofertas inovadoras e aumentar o número de empresas inovadoras na área do turismo.
Com este projeto pretende-se “dar forma ao desenvolvimento de uma experiência turística inovadora, diferenciada, com potencial de atração de fluxos turísticos nacionais e internacionais qualificados, que possa contribuir como um elemento de valor acrescentado para a atividade turística do concelho e em que os agentes económicos se revejam”, revela fonte municipal. Acrescentando que “o objetivo desta experiência é dar aos visitantes motivos para visitar o destino ao longo de todo o ano, através de quatro roteiros definidos para cada estação, minimizando, por um lado, questões de sazonalidade e, por outro, excesso de concentração de turistas em certas alturas do ano”.