Há 14 anos que a Escola Profissional do Alto Minho e a Academia de Música de Viana promovem um concurso para alunos do secundário na área da composição musical. Este ano, as categorias eram de música de Câmara e Eletrónica. Inês Freitas foi a vencedora com “Os segredos da noite escura”.
A divulgação dos resultados aconteceu na tarde da última quinta-feira, no auditório Professor Lima de Carvalho, do IPVC, após a interpretação das quatro obras finalistas pelos alunos da escola. O júri presidido por Jan Wierzba, integrava Manuel Brásio e José Tiago Baptista, e escolheram a obra vencedora. O público presente no auditório também teve oportunidade de votar e foi coincidente.
O antigo professor da ARTEAM, José Tiago Baptista, explica que “este é dos poucos concursos a nível nacional” na área da composição. O professor argumenta ainda que “ao contrário dos outros concursos, este tem um lado mais pedagógico que é envolver não só os alunos a criar música, mas a relação do intérprete e criador, com os alunos da Escola Profissional e da Academia”. O objetivo, segundo o docente, é incentivar “o gosto pela criação e composição musical”.
Na final, que aconteceu em Viana, estiveram a concurso quatro composições de música de Câmara, interpretadas pelos alunos da ARTEAM.
A obra vencedora foi interpretada pelo quarteto de clarinetes, composto por Alexandre Moreira; Ana Betariz Ribeiro; Gonçalo Pinto e Luís Covinha.
C.M.R.