Com três pontos a fazerem a ordem de trabalhos, reuniu a Assembleia de Freguesia de Afife. Antes do início da sessão, a presidente da Assembleia alertou para o facto dos partidos da oposição, PSD e CDU faltarem assiduamente às sessões, referindo que nas últimas sessões, o PSD não tem comparecido às Assembleias. Referiu que este procedimento, é uma falta de respeito para com a Assembleia, assim como para aqueles que os elegeram.
Refira-se que nesta sessão, a CDU teve a presença de um elemento. Evaristo Carvalho referiu, que na última da hora, não houve a oportunidade de ter mais elementos presentes. Já o PSD, não teve qualquer elemento a representar esta força política.
No período de antes da ordem do dia, Evaristo Carvalho pediu que fosse feito um balanço daquilo que foi a época balnear. O presidente da Junta começou por referir que é desanimador a falta dos elementos que são eleitos para quatro anos e que as pessoas devem honrar a palavra e os compromissos, referindo-se assim à falta de comparência nas sessões, dos elementos da oposição.
Quanto à época balnear, referiu que a freguesia continua à espera dos melhoramentos nas praias, mas são aspetos que não dependem da Junta.
A época balnear decorreu da melhor maneira, com três bandeiras azuis, duas bandeiras douradas e toda a época decorreu sem qualquer caso digno de registo. Quanto às atividades da Junta, destacam-se a limpeza, reparação e manutenção de vários troços da rede de abastecimento de água em Gateira, pintura dos muros do cemitério, entre outros. Também tem sido efetuadas várias diligencias junto da GNR, com o comando geral, para a cedência das instalações da antiga casa da guarda fiscal.
Foi efetuada uma reunião com a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e do vereador da área da saúde da Câmara, para abordar o caso da Extensão de Saúde.
Está também a ser seguido o processo judicial do terreno do parque da praia do Caracol. No período aberto ao público, foi referenciado que a época balnear em Afife se pautou com menos veraneantes e os concessionários também se queixam de terem feito pouco negocio.
Foi referido que na época balnear, a freguesia tem várias exposições de lixo fora dos contentores.
Foi ainda referido o caso de as pessoas se deslocaram muito cedo para o posto de saúde, para obterem uma consulta, pois só há três atendimentos. A maioria são pesssoas idosas e muitas já levam de casa uma cadeira para esperem à porta sentadas, referindo-se ainda que agora estamos no verão, pois quando chegar o inverno, com chuva e frio, como será.
Foi ainda referido o caso em que se encontram as casas das antigas vigias das passagens de nível, que estão em acentuada degradação, com vidros partidos, parecendo casas fantasmas.
Disseram que a Infraestrururas de Portugal prefere ver as casas a cair aos poucos em vez de as entregar a associações ou outros que as possam utilizar e proceder à manutenção.
Também Arlindo Sobral, no período aberto ao público, considerou ser um ato de irresponsabilidade o facto de os elementos do PSD, não estarem presentes nas assembleias.
Deu conta ainda que os transportes de alunos entre Afife e Viana não estão adequado aos horários dos alunos e referiu mesmo o caso de haver autocarros que não levam nenhum aluno, pois não há alunos cujas aulas comecem à uma da tarde.