Na última reunião da assembleia do ano de 2022, presidida pelo prof. Aristides Sousa foi aprovado o Plano de Atividades e Orçamento para 2023, apresentado pela junta de freguesia.
O Orçamento aprovado importa tanto na despesa como na receita em 834.638,88 €.
Destacamos: No que se refere à EDUACAÇÃO E CULTURA a junta comprometesse a fazer pressão junto da CMVC para a construção do Centro Escolar, o mais rápido possível, cujo terreno para a sua construção já foi adquirida.
As instalações do Jardim de Infância do Meio serão utilizadas posteriormente, para a criação da Casa das Associações criando assim uma partilha de espaços e uma dinâmica de interação próxima entre associações da freguesia.
No que se refere a OBRAS AMBIENTE E PATRIMÓNIO é reconhecido que, decorrente da escassez de recursos financeiros, a manutenção, o alargamento, o prolongamento e a criação de novos arruamentos, assim como obras de grande envergadura ficam comprometidas ou limitadas. A prioridade será o pagamento das obras já executadas.
A capacidade da Junta de Freguesia em dar resposta à limpeza e manutenção dos arruamentos é muito limitada, considerando a grande extensão da freguesia 11.200 km2.
A junta está a trabalhar em colaboração com a Câmara Municipal, para através dos Serviços Municipalizados manter os arruamentos limpos e do Horto Municipal fazer a manutenção dos jardins.
A conclusão da requalificação da Capela Mortuária é uma prioridade do executivo. Segundo informação que dispomos a Câmara Municipal irá assumir a conclusão da mesma depois dos autos de medição efetuados pelos técnicos da C.M. ao trabalho já executado e do ressarcimento à junta de freguesia, por parte do empreiteiro ou empreiteiros da verba respeitante ao trabalho não realizado.
No que se refere à SOLIDARIEDADE, APOIO SOCIAL E SAÚDE, a intervenção da Junta continuará a passar, não só pelo apoio prestado às famílias carenciadas (apoio direto aos particulares que à junta recorrem) mas também através das Conferências Vicentinas dos Centros Sociais e das duas paróquias da freguesia.
Em 2023, a Junta pretende reativar em pleno a Comissão Social de freguesia.
Títulos honoríficos
A Câmara Municipal vai entregar em sessão solene a decorrer a 20 de janeiro, pelas 18 horas, no Teatro Sá Miranda três títulos honoríficos de Cidadão de Honra a areosenses que se destacam por notáveis serviços prestados.
Serão agraciados: Serafim Afonso da Silva Baganha (a titulo póstumo) pelos relevantes serviços prestados à comunidade vianense e pelo altruísmo entregue em causas humanitárias e sociais.
– Flávio Jácome da Cruz pelos serviços prestados à sétima arte e à promoção da cultura vianense enquanto realizador de cinema e televisão.
– Francisco Enes Franco (a titulo póstumo) pelos relevantes serviços prestados às artes e ofícios enquanto artesão serralheiro e escultor. Os areosenses sentem-se orgulhosos de ter ou ter tido entre nós tão ilustres filhos.