No passado dia 11 de março, reuniu a Assembleia Geral da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço em sessão ordinária e em segunda convocatória.
Aberta a sessão pelo presidente da mesa Eng.º João Nuno Amorim de Pinho e feita a chamada dos sócios inscritos verificou-se uma agradável surpresa, pelo facto de 25% das presenças ser de senhoras sócias. Num tempo em que se debatem quotas e direitos femininos a todos os níveis, a nossa freguesia em geral e a SIRC muito particularmente, nesta matéria não deixa créditos por mãos de terceiros.
A sessão decorreu dentro do maior civismo e colaboração de todos os sócios, tendo o presidente da Direção, Manuel Moreira, no momento próprio, apresentado o relatório e contas da Direção de 2022/2023 sendo aprovado por unanimidade, assim como também foi o parecer do Conselho Fiscal, no qual constava um voto de louvor à direção pelo trabalho desenvolvido e pelo resultado de tesouraria apresentado. O sócio Jaime Fernandes também propôs um voto de louvor à direção, aliás como já o faz habitualmente, pela dedicação e empenho durante o mandato que agora termina. Ambas as propostas foram votadas por unanimidade.
Na mesa do Conselho Fiscal em exercício encontrava-se vago o lugar do vogal José Maria Ferreira de Pinho, o qual foi vítima de uma queda infausta da qual resultou-lhe o infortúnio de ficar tetraplégico. Os seus colegas de mesa, em virtude da referida ausência apresentaram uma proposta, também subscrita pela direção, na qual resumidamente constava a dedicação e a entrega do “Zé Maria Pinho” ao associativismo durante grande parte da sua vida, especialmente o trabalho desenvolvido na SIRC, pelo que o propunham aquele à categoria de sócio de mérito da SIRC. A proposta foi de imediato saudada por toda a assembleia com uma calorosa e prolongada salva de palmas. Finda a ovação, o presidente da mesa considerou aprovada a proposta.
Seguiram-se intervenções de vários associados, todas elas no sentido da pertinência, justeza e do reconhecido mérito desta simples e modesta homenagem à pessoa em causa.
No último ponto da agenda dos trabalhos foi tratada a eleição dos novos corpos gerentes da SIRC para o ano de 2023/2024. Não se apresentou nenhuma lista concorrente ao sufrágio.
O presidente da mesa auscultou a direção cessante para continuar mais um mandato ao que o presidente Manuel Moreira disse que por parte da direção estavam disponíveis, mas não sabia se os outros órgãos sociais estavam na disposição de continuar.
Os elementos da Mesa da Assembleia também aceitaram o desafio e os membros do Conselho Fiscal disseram que sim, mas faltava um vogal.
O presidente da mesa convidou o sócio Daniel Gonçalves para suprir a falta referida, ao que o mesmo acedeu, ficando assim completa a lista. Feita a votação por escrutínio secreto, a “LISTA A” foi votada por unanimidade.
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL – Presidente, João Nuno Amorim de Pinho. 1.º Secretário, José Pedro de Matos Enes do Vale. 2.º Secretário, Armindo Gonçalves Baptista Vale.
DIREÇÃO – Presidente, Manuel Gonçalves Enes Moreira. Vice-Presidente, Manuel Júlio dos Santos Moreira. Tesoureiro, António Augusto Ribeiro Sá Machado. 1.º secretário, João Bartolomeu de Sousa Amorim. 2.º secretário, Avelino Domingos Franco Pereira. 1.º vogal, José Alberto Dias Barreto. 2.º vogal, António Carlos Vieira Pereira.
CONSELHO FISCAL – Presidente, José Eduardo Matos Lisboa. Relator, Maria Augusta da Silva Barreiros. Vogal, Daniel Dias Gonçalves.
Resta-nos apenas desejar aos corpos gerentes muitas felicidades ao longo do seu mandato com muitas e boas realizações.