Recordará o leitor desta coluna que parte do conteúdo noticioso da passada semana focou, ainda que parcialmente, o dinamismo de uma das mais meritórias instituições da freguesia: a Associação de Reformados de Darque.
Escreveu-se acerca do mais recente evento (noite de Fados), lançou-se a sequência de bailes de Carnaval. Mas há mais.
O calendário de iniciativas preparado vai além do presente mês. Há muito a acontecer, depois de fevereiro. Sem esquecer a importância dos eventos mais imediatos (agendados, recorde-se, para os dias 18 e 21/02), olhemos para março e para a “Serração da Velha” ou para o já afamado “Festival da Lampreia”, destinados para 17 e 25 de março, respetivamente. Não retiremos relevância à tradicional “Queima do Judas”, marcada para abril, mas atente-se à quantidade de excursões e passeios que a Associação de Reformados pondera organizar, logo a partir do 4.º mês de calendário: entre 21 e 24 de abril, os caminhos far-se-ão até Barcelona. Porque o tempo urge, a entidade darquense iniciou já a propaganda relativa ao acontecimento, revelando o contacto para o qual deverão ser canalizadas as manifestações de interesse (962 858 579).
Continuemos a dirigir o olhar para os tais passeios e excursões, e valorize-se a subida do Douro, previsivelmente agendada para 27 maio, a jornada até São Bento da Porta Aberta, a 17 de junho, ou as excursões até Tomar (entre 07 e 09 de julho), Peniche / Berlengas (25 e 26 de agosto), Madeira (de 28 de setembro a 1 de outubro) e Fátima (08 de outubro).
Pelo meio, vão surgindo eventos ocasionais, como o convívio de S. João, a comemoração do aniversário da instituição, entre outros.
Conclua-se que as atividades divulgadas poderão estar sujeitas a alterações.