Uma das duas instituições centenárias da nossa Freguesia é o Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço. Esta instituição atingiu o estatuto de centenária no corrente ano, tendo realizado as respetivas comemorações em tempo oportuno, certamente como todos ainda estamos recordados.
No decorrer deste centésimo aniversário das Lavradeiras de Carreço, a Inatel tendo em consideração precisamente tal acontecimento, também quis associar-se a tal efeméride, e assim dedicou-lhe uma digna homenagem que ocorreu no passado dia 21 de novembro, aquando da realização da Gala Social Inatel, no Teatro Trindade Inatel, em Lisboa, onde distinguiu o sócio fundador, o Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, concedendo-lhe o Prémio de Mérito Inatel. O referido prémio foi entregue ao representante da Direção das Lavradeiras de Carreço, Manuel Sampaio, bisneto do fundador do grupo, Carlos de Freitas Sampaio.
Manuel Sampaio referiu-nos que esta distinção é uma dupla honra para si e para o grupo que representa, primeiro porque cem anos não são cem dias, e todo o belo historial do Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, com momentos bons e outros menos bons, o certo é que toda a vida desta instituição centenária está intimamente ligada à sua família. Em segundo lugar, pelo facto do Rancho das Regional das Lavradeiras de Carreço ser um grupo fundador da Inatel.
Delegação de Macau
A direção do Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço recebeu, recentemente, na sua sede, uma delegação de Macau, composta por sete elementos, de entre os quais fazia parte integrante um casal de carrecenses, a Filipa Marques e o seu marido.
Como nos refere Manuel Sampaio, diretor das Lavradeiras de Carreço, foi um começo muito proveitoso de um ciclo de partilha intercultural entre estes dois países e o seu povo. Partilha essa que mais tarde ou mais cedará frutos, esses frutos traduzem-se, claro está, na troca e no desenvolvimento das nossas tradições e na cultura popular.
Encerramento da época 2023
O Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço encerrou a época deste ano de 2023 com uma atuação na Quinta de Santoinho, em Darque, aliás já é habitual este grupo fazer várias atuações durante o ano neste belíssimo cenário dos arraiais da Quinta de Santoinho.
Neste seu encerramento teve a vantagem da Quinta de Santoinho também fazer o encerramento dos seus cinquenta anos de atividade, e deste modo proporcionou às Lavradeiras de Carreço um encerramento mais festivo.
Parabéns ao Rancho mais antigo de Portugal pela distinção que a Inatel lhe concedeu aquando do seu centenário, e na qualidade de sócio fundador da INATEL. Parabéns também pela partilha e troca do desenvolvimento das nossas tradições e da cultura popular com Macau, e votos dos maiores sucessos. E como não existem duas sem três, parabéns por mais um ano de atividade em defesa e promoção daquilo que é nosso e muito amamos, com sinceros votos para que 2024 seja um ano repleto dos maiores sucessos.