Be Connected traz alunos e oferece dois mil empregos

Durante dois dias, o evento Be Connected mobilizou centenas de alunos da região que conheceram a formação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O Centro Cultural foi o palco da iniciativa, que contou, na sexta-feira, com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior.

Pedro Nuno Teixeira lembrava, no dia em que se assinalava um ano do conflito na Ucrânia, o apoio do Estado português aos estudantes oriundos daquele país. “Temos mais de 300 estudantes ucranianos a estudar no ensino superior”, referia o secretário de Estado, lembrando que o apoio dado ronda os dois milhões de euros. “É um esforço que estamos a fazer coletivamente para contribuirmos para a reconstrução daquele país”, afirmava Pedro Nuno Teixeira.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) manifestava que “o IPVC tem sido um instrumento importante para o território”. Manoel Batista apelava à abertura dos centros tecnológicos, porque “o território precisa deles”.

O autarca vianense dava conta de um projeto desenvolvido em parceria com IPVC: O Working In Viana, que completou um ano no dia 23 de fevereiro. “Num ano de existência foram concretizados mais de 200 postos de trabalho”, salientava Luís Nobre. O autarca socialista destacava ainda que 61% dos usuários da plataforma digital tem entre 18 e 34 anos. “O distrito é um território mais competitivo e tem capacidade de fixar talento”, afirmava o autarca vianense.

Para o presidente do Instituto, a iniciativa  mobilizava mais de 70 empresas, que disponiblizavam mais de duas mil oportunidades de emprego. Carlos Rodrigues apelava aos jovens para “aproveitar as oportunidades” e falava da importância da qualificação durante toda a vida.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.