Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos.
A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 09 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arrumamentos da cidade abrangidos, nomeadamente: Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Manuel Espregueira, Rua da Picota, Rua da Bandeira (entre a Praça da República e a Avenida Afonso III), Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Gago Coutinho, Rua Aurora do Lima, Rua Sacadura Cabral, Rua Mateus Barbosa, Rua S. Pedro, Rua Grande, Largo João Tomás da Costa, Largo 5 de Outubro, Rua Martim Velho, Avenida Rocha Páris, Rua Nova de Santana, Praça 1º de Maio, Avenida Conde da Carreira, entradas da cidade (rotundas), Jardim Marginal (anfiteatro e envolvente), Praça da República e Antigos Paços do Concelho, Avenida Luís de Camões, Rua de Aveiro, Avenida Rocha Páris (lado norte), Rua do Poço, Rua Cândido dos Reis, Capitães de Abril, Jardim D. Fernando, Largo de São Domingos, Avenida Campo do Castelo, Campo d’Agonia e Avenida João Alves Cerqueira.
Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir.
A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus (templo-monumento de Santa Luzia). Neste elemento serão também criados espetáculos multimédia e, na sua envolvência, serão colocados alguns elementos alusivos a esta época natalícia.
O protocolo de cooperação entre as duas entidades prevê um apoio financeiro, do Município, de 185 mil euros. Na proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pode ler-se que “na sua estratégia de dinamização e revitalização do comércio local, a Câmara Municipal desenvolverá, durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, um conjunto de iniciativas alusivas à época de Natal”. As iluminações e ornamentações da cidade, além de se assumirem como uma iniciativa estratégica e muito importante nesta época festiva, para o comércio local, aprimoram todo o programa de animação de Natal do Município, constituindo-o como um ponto de referência para quem visita Viana do Castelo.
Na conceção e operacionalização destes elementos, conforme tendência adotada nos anos anteriores, serão tidas em consideração as recomendações para a redução dos consumos energéticos, por via da utilização de luminárias LED e da limitação dos períodos em que as mesmas estarão ligadas.