Durante o mês de outubro, o Município de Caminha, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, promoveu ações de sensibilização sobre Associativismo e Voluntariado, envolvendo cerca de quatrocentos jovens.
Consciencializar os jovens para a importância do Associativismo e do Voluntariado; esclarecer os requisitos necessários, para a constituição de uma Associação Juvenil e Associação de Estudantes e, sobretudo, incentivar à participação cívica são os objetivos destas ações.
Esta ação foi relevante, já que está a decorrer o processo eleitoral da Associação de Estudantes do Agrupamento e, assim, os alunos tiveram oportunidade de perceber todos os procedimentos inerentes e esclarecer dúvidas sobre este tipo de processo.
Dada a relevância da participação cívica para o currículo e desenvolvimento de competências transversais, os participantes foram desafiados a envolver-se mais nos movimentos associativos e de voluntariado.
É de sublinhar que no concelho de Caminha, atualmente, não existe qualquer associação juvenil inscrita no Registo Nacional do Associativismo Juvenil (RNAJ), o que implica perda de financiamentos, assim procuramos mobilizar a juventude local para a sua reativação.
Por último, foram apresentadas oportunidades no âmbito do Programa Erasmus+ e dos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade.