Faz agora 30 anos que, no âmbito do Centro Social e Paroquial de Campos, se constituiu uma Escola de Música, o que recordamos, quando descobrimos no meio de “papéis” um pequeno opúsculo editado para comemorar os dez anos da existência daquela Escola, 1999, e, naquele livrinho relata-se que estava em preparação uma jornada para angariação de fundos, cantando as Janeiras com o objetivo de adquirir instrumentos para a Escola de Música.
Então o Grupo Cáritas de Campos, dinamizado pelas senhoras Ilda Roleira Marinho e Ermelinda Valente, contactam com o Sr. Inácio Sá , reconhecido Violinista (já falecido), que se prontificou a dirigir a Escoa de Música desde que pudesse dispôr de um violino!
Pois não seria por isso que a iniciativa iria falhar. O Grupo Cáritas com os seus parcos recursos e com algumas diligências junto de instituições locais e regionais abalança-se na compra do dito violino e tudo fica pronto para a “rusga” dos Reis que se traduziu numa jornada de extraordinário êxito! E porque já existia o violino e porque estava encontrado o maestro, porque não avançar para a constituição da Escola de Música?
Lançada a ideia, tendo como luzeiro o Padre Joaquim Cunha e depositando-se a direção administrativa nas mãos do Prof. Joaquim Graça, não faltaram alunos interessados na aprendizagem na musical. A Escola foi-se afirmando, lentamente é certo, mas foi alargando o seu âmbito, quer com a aquisição de novos instrumentos, quer abrindo as suas fronteiras geográficas, com o consequente aumento de alunos, obrigando mesmo à agregação de monitores para apoio do respetivo maestro.
Os anos foram passando, a Escola foi-se afirmando, outros maestros assumiram a responsabilidade pelo ensino da música e eis que a Escola de Música do Centro Social e Paroquial de Campos começa a ser solicitada para participar nas mais diversas ctividades em muitas localidades: V. N. Cerveira, Monção Perre, Barcelos e por aí…sempre acompanhada pelo diligente Sr. Prof. Graça, deixando em todo lado um misto de admiração, de entusiasmo e de encanto!
Agora que vão passados 30 anos muito gostaríamos que esta valência do Centro Social e Paroquial de Campos “reganhasse” a sua vitalidade e o gosto pela música voltasse ao seio das gentes de Campos, tanto mais que o Centro de Cultura de Campos se prepara para realizar uma noite de piano e violino, em 22 de dezembro próximo, apresentando como executante um nome já reconhecido internacionalmente Rodrigo Sousa que se iniciou exatamente na Escoa de Música do Centro Paroquial! Deixo uma nota final, ou, se quiserem, um apelo: Onde pára o referido “violino” que deu origem a tudo isto e, que foi oferta do Grupo Cáritas ao Centro Social e Paroquial de Campos?
Das buscas efetuadas não se encontrou rasto deste instrumento, e, por isso um apelo a todos quantos possam ajudar na sua descoberta, aos alunos, aos maestros, aos monitores, aos dirigentes e a todos quantos possam contribuir para a sua descoberta que até pode estar por aí esquecido em qualquer recanto! Seria bom que este “marco histórico” da formação da Escola de Música pudesse vir a enriquecer a vitrina onde já se encontra exposto um “belo fato de noiva” que teve a mesma origem e hoje embeleza uma das salas do CSPC, espaço que muito gostaríamos de ver renovado para uso da freguesia pois foi para isso que foi construído. Veremos se somos capazes de lhe dar o brilho e a vida que já teve!