Subordinado ao tema da “Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade”, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo será palco, na próxima semana, da 5.ª Conferência Campus Sustentável e irá contar com contributos de Carlos Borrego, professor emérito do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, e Gerd Michelsen, da Universidade de Leuphana de Lüneburg, na Alemanha.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo recebe, na próxima semana, quinta e sexta-feira, a 5.ª edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2023), evento que acontece no âmbito da Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade – proMetheus IPVC e que é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal.
O evento irá contar com duas sessões plenárias, a terem lugar no Auditório Francisco Sampaio, na ESTG-IPVC. A primeira, quinta-feira, terá início às 10h15 e poderá ser acompanhada em direto, através do seguinte link: Sessão Plenária I – CCS2023 (ipvc.pt).
Com o tema “Do Campus à Comunidade: incentivar a transição climática e atrair as novas gerações”, a primeira sessão plenária terá como orador Carlos Borrego, professor emérito do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.
A segunda sessão, dia 27, começa às 9h30 e será da responsabilidade de Gerd Michelsen, da Universidade de Leuphana de Lüneburg, na Alemanha. Professor Senior na área de Investigação em Sustentabilidade e titular da cátedra atribuída pela UNESCO em “Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável”. Gerd Michelsen falará sobre “Desenvolvimento sustentável – um desafio para as Instituições de Ensino Superior”. Poderá também ser acompanhada em direto em Sessão Plenária II – CCS2023 (ipvc.pt).
A 5.ª edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2023) assume-se como uma ocasião privilegiada para uma discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas quanto à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.
O evento pretende também servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantes, académicos, investigadores e especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável. O jantar da conferência terá lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima.
Notas biográficas:
Carlos Borrego | Universidade de Aveiro
Professor emérito do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (UA). Representa Portugal em organizações científicas, em comissões de investigação e avaliação de estratégia ambiental, desenvolvimento sustentável e economia circular. Foi Ministro do Ambiente (XI e XII Governos), vice-reitor para a Investigação na UA, diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento, delegado Nacional para os Programas-Quadro de Investigação e Inovação da UE sobre “Ambiente” e “Clima” e, ainda, diretor da European Association for the Science of Air Pollution – EURASAP.
A sua visão sistémica da investigação ligada ao ambiente e clima foca-se na intersecção entre as áreas urbanas e as tecnologias, tentando construir melhores cidades e empresas ecologicamente responsáveis, alavancadas na tecnologia, na inovação, na economia circular e na participação do cidadão. Como diretor do IDAD-Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, fortaleceu a consultoria profissional e as atividades de projeto.
Gerd Michelsen |Universidade de Leuphana de Lüneburg, na Alemanha
Estudou economia nas Universidades de Kiel e Freiburg i. Br., foi professor de Comunicação Ambiental e de Sustentabilidade na Universidade Leuphana de Lüneburg, de 1995 a 2013, depois professor sénior de Investigação em Sustentabilidade. De 2005 a 2021, foi titular da Cátedra UNESCO em “Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável” na Universidade Leuphana de Lüneburg.
Principais interesses de investigação: desenvolvimento sustentável, ensino (superior) para o desenvolvimento sustentável e comunicação sobre sustentabilidade. Fez várias atividades de voluntariado