O candidato do PSD às legislativas de 30 de janeiro, Jorge Mendes, defendeu, em Melgaço, que a descentralização e a instalação de serviços públicos são caminhos importantes para estancar o fenómeno da desertificação do distrito de Viana do Castelo.
“A desertificação é um grande e grave problema no distrito. Aliás os últimos censos vieram a comprovar que mais uma vez o distrito de Viana do Castelo sofreu uma grande perda de população, em especial nos municípios mais interiores. E por este andar, se nada for feito arriscamo-nos a que, na próxima legislatura, em vez de elegermos seis deputados por Viana do Castelo passaremos a eleger cinco. Ou seja, perdemos um deputado tal como já está a acontecer com outros distritos”, explicou Jorge Mendes.
Em Melgaço a comitiva do PSD reuniu com instituições e deslocou-se à fronteira de S. Gregório. “Temos de tomar medidas muito concretas para, pelo menos, estancar este contínuo despovoamento, nomeadamente atraindo não só as gerações de imigrantes que estão por este mundo fora, mas também cidadãos de outros países”, referiu.
Adiantando que “Melgaço, por exemplo – como outros concelhos – tem condições de trabalho e de empregabilidade, mas não se consegue encontrar pessoas para as várias áreas de ofertas desde a indústria, passando pela restauração ou pela agricultura, por exemplo. Por isso temos de criar um conjunto de outros atrativos para as pessoas aqui viverem, quer ao nível de benefícios fiscais, quer ao nível dos serviços públicos e partilhados de forma que as pessoas se sintam confortáveis e com segurança”.