Mais de centena e meia de vozes subiram ao palco do Teatro Sá de Miranda para participar na cerimónia de comemoração dos 40 anos das Cantadeiras do Neiva.
No palco foi anunciada a candidatura do canto a vozes a Património Imaterial da Humanidade. A presidente da Associação Canto a Vozes – Fala de Mulheres dizia que “no início de 2020, antes da pandemia, juntaram-se aqui nesta sala 2360 pessoas, representantes de 36 grupos”. Nesse dia foram constituídos os órgãos sociais da Associação e decidiram iniciar a candidatura. “Já fizemos a inscrição na lista nacional de património imaterial e está em apreciação. Em breve poderá sair a aceitação”, referia Ana Maria Azevedo.
As atuações dos grupos do Alto e Baixo Minho e ainda do centro de Portugal deixaram no público sorrisos nos lábios. No final, ainda foram convidados a terminar a iniciativa cantando a música “Loureiro”, com a ajuda de todos os elementos dos 11 grupos presentes.
A líder das “Cantadeiras do Vale do Neiva” falava da canseira de organizar uma iniciativa, que juntou 174 vozes em palco. Josefina Fernanda Bouças agradecia a colaboração de todos.