Cantadeiras do Neiva – 40 anos celebrados a cantar

No passado dia 0 8 de dezembro, no Fórum Cultural das Neves, foi apresentado um novo filme de Flávio Cruz, com extraordinária direção de fotografia de Luís Lagadouro, adoçado pela  banda sonora de Daniel Pereira Cristo e João Gigante.

Trata-se do belíssimo filme “Cantadeiras do Vale do Neiva”, sobre o trabalho desta Associação Cultural, com especial enfoque no seu fundador, Manuel Delfim Pereira que, desde os anos setenta, recolheu cerca de 200 cantigas ao longo do rio Neiva, desde a nascente até à foz.

Graças ao seu imenso trabalho de coletor de recolhas musicais podemos, ainda hoje, ouvir algumas das cantigas mais icónicas deste agrupamento, nascido em 1982, aprendidas escutando as gravações das mulheres que habitavam os muitos lugares ao longo do rio Neiva e que, generosamente, partilharam as suas canções. Estas cantavam, não só para esquecer dificuldades, mas também nos momentos alegres, aos serões, no trabalho dos campos e do mar, para aliviar a dor, e nos percursos para as Romarias ou para trabalho. Cantavam com alma, porque cantar fazia parte delas, e o que nos ensinaram é parte de nós.

Pela voz das atuais Cantadeiras do Vale do Neiva, fiéis guardiãs das cassetes e cadernos onde Manuel Delfim Pereira fazia os seus apontamentos, este emotivo filme conta também as histórias de como deram os primeiros passos neste agrupamento e de como o cantar se transformou na parte feliz das suas vidas. 

Recorde-se que este é o único grupo da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho cujo trabalho está totalmente dedicado ao canto tradicional a vozes, o que o torna único no concelho.  

                             Mafalda Silva Rego

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.