Findas as sete rondas do distrital individual absoluto, em ritmo de clássicas, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Novais conquistou o cobiçado troféu.
A jogar numa casa que bem conhece, por estar ligado ao treino dos escalões de formação da ADC Perre, Carlos Novais disputou até à ultima ronda aquele título com Ivo Dias, outro nome familiar aos atletas dos escalões de formação da ADC Perre, e com José Monteiro, do Clube de Xadrez de Braga. Em veteranos, o título foi conquistado por José Monteiro, do Clube de Xadrez de Braga, e a campeã feminina foi Maria Santos da AX Cidade Curiosa.
Dos atletas de Perre, David Melo, que por razões alheias à sua vontade, não pôde participar em três das rondas da prova, terminou na nona posição com quatro vitórias em quatro jogos. Miguel Palhas foi 13.º com quatro pontos em sete jogos e Duarte Fonte foi 15.º, com quatro pontos em quatro jogos. Participaram ainda Paulo Costa Pereira (3/7), Francisco Pinto (2/5) Ivan Martins (2/2), Rodrigo Peres (1 ½/4), João Pedro Cruz (1/4).
Braga, Guimarães, Barcelos e Perre acolheram e organizaram as sete rondas do evento que contou com a presença de cerca de meia centena de participantes, dos quais oito da Associação Desportiva e Cultural de Perre, e que é a mais importante prova individual de xadrez do Minho, em ritmo de clássicas.
A prova, que marcou o início da época xadrezista na Associação de Xadrez do Distrito de Braga, teve como árbitro principal Flávio Peixoto enquanto a direção de prova esteve a cargo de Carlos Dias.