Desde há algum tempo que se vinham a passar algumas peripécias, que não eram do agrado dos neivenses, que têm os seus entes queridos sepultados no nosso cemitério. Havia atos de vandalismo e, até roubo de peças que adornam as sepulturas.
E outras situações, tais como, troca de velas e flores. No caso das velas, estavam a acontecer, tal como há anos atrás aconteceu no escadório da Sra. do Crasto, eram colocados montes de velas em algumas sepulturas, vá se lá saber o porquê e por quem. Esta situação estava a irritar as pessoas que decoravam as campas. Ora, perante tudo isto, a Junta de Freguesia achou por bem, instalar o sistema de videovigilância, para ver se todas estas anomalias deixam de existir.
Assim, a videovigilância está instalada e para que toda a população da Freguesia ficasse informada, a Junta da Freguesia enviou um aviso às pessoas pelas vias informáticas e anunciou nas missas. Foram ainda colocados avisos nos locais próprios onde já é habitual.
O aviso tem o seguinte teor: “A Junta de Freguesia informa que devido ao elevado número de assaltos, que se têm registado no Cemitério da nossa freguesia, dos quais resultaram furtos de vários objetos de valor patrimonial e sentimental para os neivenses, decidiu, em conformidade com os requisitos legais, instalar um sistema de videovigilância naquele local” diz o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Rodrigues Salgueiro”.
Agora veremos o que se seguirá, porque esta situação, era insustentável, muito desagradável, e tem que ser combatida.