Concertos de apresentação do novo álbum “E Agora Como é Que é”, do vianense Chico da Tina acontecem a 11 de dezembro, no Super Bock Arena/Pavilhão Rosa Mota (Porto), e a 22 de Janeiro, na Sala Tejo/Altice Arena (Lisboa). Marcará presença, ainda, no Courag Clube, festival de inverno que vai decorrer no início de dezembro, em Paredes de Coura.
Chico da Tina (ou se preferirmos Francisco da Concertina, Viana do Castelo, 1996) é um artista e trovador vianense que começou a ganhar nome e notoriedade nas ruas. O facto de estar sempre acompanhado pelo instrumento valeu-lhe a alcunha e as demais festas e convívios por onde passou e cafés que animou trouxeram-lhe a fama.
Em 2019 lançou no youtube “Põe-te Fino”, incluído do EP “Trapalhadas”, um trap com a sua concertina e castanholas, e rapidamente este seu primeiro single se tornou viral, alcançando mais de dois milhões de visualizações. Ainda no mesmo ano lança o álbum “Minho Trapstar”, um registo com músicas repletas de letras críticas e caricaturais que, juntamente com sua imagem, criam uma combinação inédita entre o trap, a concertina e as gírias regionais, unindo a tradição e a modernidade como poucos. “Minho Trapstar”, “Romarias” ou “Freicken” são alguns dos temas incluídos neste álbum.
Desde então, Chico da Tina assinou contrato com uma conhecida editora e viu os seus temas “Freicken” atingir o galardão de Ouro e “Ronaldo” e “Resort” atingirem ambos a Platina, tornando-se assim no mais representativo e original trapstar português. Apresentou também “Viana Vice City”, cujo vídeo, gravado entre Viana do Castelo e Porto, leva já um milhão de visualizações. Este ano, lançou “Todo o Dia” e “F*CK FOREX, todos (à exceção de “Freicken”) pertencentes do álbum “E Agora Como É Que É”, o segundo registo de longa-duração do artista lançado na última sexta-feira.
Encontra-se ainda disponível a pré-venda em edição CD e disco em vinil. A pré-venda da edição em formato vinil ficará disponível a partir do próximo dia 19, numa oferta limitada a 500 envelopes.
O novo álbum tem na capa do álbum um reluzente relicário de prata que contem os pelos do peito do artista, a par do SD Memory Card com a primeira edição digital deste novo álbum. O relicário esteve em leilão online até ontem, dia 10.