Prestes a completar duas décadas de existência, estão a decorrer até ao próximo domingo, dia 12, os XIX Encontros de Cinema de Viana. Estes reúnem estudantes de Cinema com profissionais da área, professores e investigadores na Conferência Internacional de Cinema. Alunos de várias idades realizam workshops de Cinema e muitas outras atividades relacionadas com o meio audiovisual.
Organizados pela Associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmam-se como “uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas de região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico”.
Filmes, profissionais e produzidos por estudantes de todas as idades e uma exposição integram uma programação diversificada que se estendeu por seis dias e animou a cidade de Viana do Castelo.
Conferência Internacional de Cinema
Hoje a amanhã, dias 09 e 10, acontece a 8ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, que reúne investigadores e professores universitários na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para debaterem o Cinema e a Educação e o Cinema, Arte, Ciência e Cultura.
A Conferência Internacional de Cinema é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com duas temáticas centrais do cinema – Cinema e escola; Cinema, arte, ciência e cultura.
Este ano a conferência dedica uma mesa redonda às Práticas de Cinema na Escola.
Olhares Frontais
A partir de amanhã, dia 10, e até ao final dos Encontros decorre a secção Olhares Frontais, no Teatro Sá de Miranda, numa parceria de programação entre a AO NORTE e o realizador Pedro Sena Nunes.
Prémio PrimeirOlhar
Já entre hoje e sábado, dias 09 a 11, no Teatro Municipal Sá de Miranda são apresentados os filmes selecionados para o Prémio PrimeirOlhar.
O prémio PrimeirOlhar é a secção competitiva dos Encontros de Cinema de Viana e tem como objetivo promover a produção documental e premiar o melhor documentário realizado por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais ou comunicação, e por participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e dos outros países de língua portuguesa.
Encontro Luso-Galaico
de Cineclubes
No sábado à tarde acontece também o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes, na Sala do Café Concerto do Teatro Sá de Miranda, organizado pela associação AO NORTE em parceria com a Federação Portuguesa de Cineclubes e a Federación de Cineclubes de Galícia – Cinema e Políticas Culturais_Festivais de Cinema.
Neste contexto será promovida também a apresentação, do livro “O Sangue” de André Pereira, a partir do filme homónimo de Pedro Costa. Esta apresentação estará a cargo do autor e de Tiago Manuel, artista plástico e diretor da edição. Edição da AO NORTE (coleção O Filme da Minha Vida).
Escola no Cinema
A secção Escola no Cinema propõe às escolas, desde o pré-escolar ao ensino superior, o visionamento de filmes em sala de cinema e a sua análise em sala de aula.
Cinema Dentro
Ao abrigo de um projeto de voluntariado celebrado entre a Associação AO NORTE e o Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, cujos objetivos passam pela promoção da prática e cultura audiovisual em contexto prisional, sensibilização dos reclusos para a utilização do vídeo como ferramenta criativa e o favorecimento de encontros e a troca de experiências e ideias entre reclusos e profissionais do audiovisual e do cinema, será promovida a exibição de um filme a designar.
O Filme da Minha Vida
A coleção O Filme da Minha Vida faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas.
No âmbito da programação dos XIX Encontros será lançado o número 23 desta coleção – O SANGUE, de André Pereira, a partir do filme homónimo de Pedro Costa
Esta iniciativa conta com uma exposição, o lançamento do livro e um encontro com o autor.
A exposição dos desenhos originais estará patente no espaço AO NORTE até dia 30 de junho.
Histórias na Praça
Durante os Encontros, de 07 a 09 de maio, realiza-se mais uma edição do conjunto de workshops “Histórias na Praça”, na praça da República, dedicado aos alunos mais novos e com o objetivo de sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica.
Workshops
Escolas Animadas e Animação de Recortes, são os workshops destinados aos alunos do 1º ao 3º Ciclo do Ensino Básico. Os formadores deslocam-se às escolas e orientam as atividades em sala de aula.
Educar Através das Imagens é destinado a alunos de cinema, audiovisual e educação, e tem lugar amanhã, dia 10, entre as 14h30 e as 17h30, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Cinema Insuflável
O cinema insuflável é uma sala de cinema itinerante para crianças.
Esta sala estará instalada na praça da República. Em diferentes horários serão projetados filmes destinados ao público do ensino pré-escolar.
Prémios do concurso de vídeo escolar Ação05
Prémio para melhor filme de animação do 1º e 2º ciclos do ensino básico: “Chile”, que explora a geografia, fauna e flora deste país da América do Sul, realizado em colaboração com a Associação Palha de Abrantes.
Prémio para melhor filme de ficção, realizado por alunos do ensino secundário: “Solidão”, um filme realizado por alunos da Escola de Sta Maria Maior, em Viana do Castelo, que narra a história de um jovem adolescente e de como uma sociedade focada nas redes sociais conduz ao isolamento.
Prémio para melhor filme de animação do secundário: “The Loss”, curta-metragem realizada por alunos da Escola Secundária de Monserrate, também em Viana do Castelo, que conta a história de Aslan, menino de 10 anos que devido à guerra, fica sem casa e sem família.