No dia 13 de maio, dia em que se comemora o início das aparições de Nossa Senhora em Fátima, a ACR (Ação Católica Rural) teve a seu cargo a recitação do terço na capela de Nossa Senhora das Neves, como já vinha acontecendo desde o início da semana.
Preparou-se uma celebração diferente e especial, pois o dia assim o pedia. Apesar de não haver celebração da Eucaristia, por indisponibilidade dos párocos, e de muitas pessoas da freguesia se terem deslocado ao santuário de Fátima para as celebrações comemorativas de 13 de maio, houve mesmo assim muita gente que nesse dia se dirigiu à capela para rezar o terço, oração tão pedida por Nossa Senhora.
Ao iniciar-se a celebração, com o cântico Ave de Fátima, entraram três crianças, filhas de militantes e simpatizantes da ACR, vestidas como os três pastorinhos, que ficaram à frente da assembleia. As crianças do segundo ano de catequese também marcaram presença, oferecendo à Senhora duas flores em cada mistério recitado, que colocavam numa jarra lá posta para o efeito. Também em cada mistério as crianças vestidas de pastorinhos ofereciam uma vela, que punham aos pés de Nossa Senhora.
No fim da Salve-Rainha rezou-se a ladainha dos Santos Francisco e Jacinta Marto, e depois da leitura de um texto alusivo à coroação da imagem de Nossa Senhora em 13-05-1946, com a coroa feita com o ouro e joias oferecidas pelas mulheres portuguesas, deu-se por encerrada a celebração.