A Comissão de festas de Santo António e Santa Cristina de Afife, meteu mãos à obra e foi cortar e desmanchar lenha para ser leiloada na festa e esta foi uma forma encontrada, para angariar fundos para a festa deste ano, que vai durar quatro dias.
Contou com o apoio da junta de freguesia, que cedeu madeira em espaços pertencentes à freguesia, para a comissão. Vários sábados à tarde foram passados a cortar madeira, depois contaram com a ajuda de alguns tratoristas de Afife, que cederam tratores e carrinhas, assim como as máquinas de desmanchar.
Também uma afifense permitiu que a comissão instalasse o estaleiro num terreno seu. Agora, está tudo pronto para que na altura das festas, venham a ser leiloados várias carrinhas de tratores, com lenha variada.
Esta é uma maneira de a comissão poder conseguir alguns fundos, para fazer face às despesas com a festa.
Refira-se que a comissão de festas, constituída por jovens da freguesia, já efetuou o peditório pela freguesia e continua a trabalhar na elaboração da programação da festa que ocorre em julho.
Neste momento, trabalha-se no programa que será dado a conhecer, logo que todos os contactos estejam firmados.
Feirinha solidária
O Centro Social e Paroquial de Afife, realiza no sábado, dia 20, uma feira solidária, que vai acontecer entre as 10h30 e as 23h, nos jardins de Empostalha, junto do parque infantil.
Assim, acontece o Fora de Moda, que é a feira solidária, onde haverá roupas para homens e mulheres, bijuteria, acessórios, artesanato e outros. A parte gastronómica também vai estar patente, destacam-se as tripas à moda do Simão e a feijoada de polvo. Há ainda os salgadinhos, sobremesas, bebidas e coktails. Na parte de animação, conta com um DJ e o folclore de Afife. Assim, o Centro Social deixa o convite à participação de todos nesta ação solidária, que será certamente uma maneira de apoiar esta instituição da freguesia.
Assembleia de freguesia
A Assembleia de freguesia de Afife reuniu, há dias, e aprovou o plano de atividades e as grandes opções para 2023.
No período de Antes da Ordem do Dia, Evaristo Carvalho alertou para a destruição de uma cabine que serve a Águas do Alto Minho.
Albino Pires chamou a atenção para a situação do contentor colocado no cruzamento de Agrela, que tira a visibilidade, a quem acede à estrada Pedro Homem de Mello. Duarte Oliveira, o presidente da junta, respondendo a estas questões, referiu que em relação à cabine de betão destruída, já esteve no local um representante da Águas do Alto Minho e a GNR que tomaram conta da ocorrência, salientando que a autarquia procedeu a todas as diligências.
Em relação ao contentor da Agrela, considera ser um caso delicado e que a solução passaria pela colocação de um molok, mas os serviços não aprovam.
O presidente da junta informou ainda ter reunido com representantes da Unidade de Saúde Familiar do Vale do Âncora, onde estão registados 300 utentes de Afife e há uma lista de espera de 40.
O objetivo foi dar a conhecer o modo de funcionamento destes serviços e que poderiam englobar a freguesia de Afife. Agora o presidente vai reunir com o vereador da Câmara de Viana da área da saúde, sendo que os utentes do posto da Casa do Povo, não estão contentes com o serviço, pois o clínico que ali presta serviço, muitas vezes não está presente.
No entanto, deixou claro que não abdica do posto de saúde de Afife e que os utentes sejam atendidos aqui. Albino Pires deixou claro que é complicado ir para Viana, como para Vila Praia de Âncora, por tal é importante melhorar as condições em Afife, com um médico que seja assíduo e que haja um alargamento de horário de atendimento.
Relativamente à limpeza do rio, foi referido o amontoado de areia entre as pontes, que está a condicionar a passagem das águas, no entanto referiu que há autorização para remover aqueles sedimentos.
Já quanto à levada da ponte, que foi derrubada em parte pelas cheias e consultadas as entidades com jurisdição naquela área, referem que como a levada já não tem utilidade e por tal não faz sentido a sua requalificação deve ser retirado o que lhe resta.
O presidente da junta realçou que foi intimado pela GNR, pelo facto da autarquia ter procedido ao corte de arborização na área do rio, em que um morador ocasional na freguesia se queixou.
Foi referido e feito o balanço das obras que requalificaram a área do cemitério e traseiras do Casino, onde se verifica que se resolveu um problema de estacionamento e criou um espaço agradável.
Quanto às lombas e passadeiras colocadas na estrada Pedro Homem de Mello, são bem acolhidas pela população que agora reivindicam que sejam também colocadas idênticas na Agrela e num outro local mais a norte, para evitar as altas velocidades que por ali se praticam.
Quanto à época balnear, referiu que vai voltar a acontecer nos moldes do ano passado e que a junta, não vai assegurar os serviços, pois esses serviços serão garantidos pela Câmara.