Conferência de São Vicente de Paulo luta pela diminuição da pobreza

Fundada em 20 de outubro de 1912, a Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Miguel, de Vila Franca, à semelhança de conferências vicentinas de outras localidades, tem na diminuição das dificuldades dos socialmente mais frágeis a essência da sua existência. Esse objetivo é concretizado através da recolha e administração de dádivas, em dinheiro ou géneros, e a sua distribuição por pessoas carenciadas da comunidade local.

Após um curto período de menor atividade, a Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Miguel de Vila Franca teve um forte e revitalizante impulso liderado pelo saudoso amigo padre Manuel Hipólito Alves que teve em José Baptista Júnior, o seu “braço direito”. Com um elevado espírito humanista, conseguiram levar à prática iniciativas de grande impacto social, que tiveram o seu ponto mais alto na dinamização da construção de três casas para agregados familiares com grandes dificuldades económico financeiras.

Num passado mais recente, enquanto membro da CSIF (Comissão Social Inter Freguesias) que integra Alvarães, Mazarefes, Vila Fria e Vila Franca, a Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Miguel de Vila Franca colaborou com a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, na melhoria das condições de habitabilidade de quatro agregados familiares, dois resolvidos com pleno êxito. Um terceiro que, depois de várias tentativas, acabou por não se concretizar, e o quarto que, depois de resolvidos todos os problemas administrativos, se encontra a aguardar melhores dias e vontades.

Atualmente, a Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Miguel de Vila Franca colabora com a Câmara Municial e o Banco Alimentar, nas jornadas de angariação e distribuição, de produtos de higiene pessoal e alimentares e com a Segurança Social na sinalização de situações de fragilidade social, a merecer uma particular atenção e no fornecimento de géneros. Dentro das suas capacidades, a Conferência apoia, mensalmente, 26 famílias com cerca de 100 pessoas.

Para que consiga corresponder a todas as solicitações que lhe são dirigidas, a Conferência Vicentina conta com o apoio de instituições como a Segurança Social, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, e com um grupo de colaboradores que participam, essencialmente, para o cabaz de Natal. De entre as solicitações que frequentemente lhe são formuladas, até para apoios em eletrodomésticos, há muito pouco tempo, a Conferência Vicentina, sob a condição de boa utilização, respondeu favoravelmente a um apelo para atribuição de uma cadeira de rodas elétrica a uma pessoa vítima de doença que lhe afetou os membros inferiores. Disseram-nos e entendemos que assim é que deve ser, que a cadeira é pertença da Conferência Vicentina e regressará à sua posse logo que deixe de ser necessária ao atual necessitado.

A 05 de outubro de 2010, por altura das comemorações do centenário da República, a Junta de Freguesia de Vila Franca prestou homenagem à Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Miguel de Vila Franca reconhecendo, publicamente, pelo “…seu desempenho notável em prol da comunidade e dos vilafranquenses…”.

Em 20 de janeiro de 2013, nas comemorações do 165º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade, a Câmara Municipal de Viana do Castelo agraciou a Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Miguel de Vila Franca com o galardão de Instituição de mérito.

Muitas vezes incompreendida, haverá, com certeza, alguns a não concordar com algumas coisas inseridas na extensa e altamente meritória, atividade desenvolvida pela Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Miguel de Vila Franca, devemos, porém, estar satisfeitos por termos connosco um grupo de pessoas que se preocupam com o bem-estar dos seus concidadãos e que nos devem merecer a compreensão e respeito. Pela nossa parte, BEM HAJAM.

FALECIMENTO
No dia 10 do passado mês de agosto, com 83 anos de idade, faleceu Joaquim Salvador Rodrigues Martins, reformado de França, com residência situada no caminho do Mestre Afonso Novo, nesta freguesia. Após o velório na capela da Srª da Conceição e a celebração das exéquias, o seu corpo foi a sepultar no cemitério de Vila Franca.
À família enlutada apresentamos as mais sentidas condolências

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.