Crianças e voluntários recolheram 700 quilos de resíduos no monte de Vila Franca

Da Câmara Municipal, recebemos a nota que segue:

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA), em parceria com a casa de acolhimento “O Berço” do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, está a percorrer diferentes espaços naturais do concelho para proceder à recolha de resíduos. Com o apoio de voluntários da empresa Borgwarner, foram recentemente recolhidos 700 quilos de resíduos no Caminho do Penedo do Ladrão, no monte de Vila Franca.

O local em causa é indevidamente utilizado para despejo de todo o tipo de material, pelo que, em cerca de uma hora e meia de trabalho, as entidades conseguiram recolher sete centenas de quilos de lixo.

Até final de agosto, serão realizadas pelas crianças e jovens d’“O Berço”, em parceria do CMIA, três ações de recolha de resíduos em espaços naturais de Viana do Castelo, entre Veiga de S. Simão, Vila Franca e Rio Lima (Cabedelo).

Estas ações dão continuidade ao trabalho já realizado no ano passado com a mesma instituição, onde nos mesmos meses de trabalho recolheram 400 quilos de resíduos. Este trabalho visa alertar a população para a problemática do lixo em espaços naturais, muito do qual de origem urbana, e para a importância e necessidade de conservação/preservação dos ecossistemas.

Desde 2017, o CMIA promoveu 72 ações de limpeza, durante as quais foram recolhidas 5,5 toneladas de resíduos, num total de 140 horas de trabalho. Só entre 2018 e 2019, as ações contaram com a participação de 754 voluntários.

A limpeza de espaços naturais integra-se na área de voluntariado ambiental que o CMIA promove desde 2014. Neste tipo de ações é fornecido apoio a associações ou grupos organizados em limpeza de praias, áreas ribeirinhas e florestais. São atividades realizadas em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, Gabinete Técnico Florestal (dependendo da área de intervenção) e o Banco Local de Voluntariado.

Para além desta área de limpeza de espaços naturais, existem ainda ações de voluntariado ambiental em mais duas áreas: identificação de arrojamento de animais marinhos e proteção de ninhos de Borrelho-de-coleira-interrompida.

Nota do Correspondente: O caminho do Penedo do Ladrão é uma via pública em que mais de 50% da sua extensão se encontra em área de monte, não habitada. Este facto, aliado à situação de, a poente, ligar com a Estrada das Vilas, uma via pública municipal, faz com que seja muito utilizado para o despejo de todo o tipo de resíduos, efetuado por gente sem escrúpulos, sem a menor sensibilidade para com a defesa do meio ambiente e sem qualquer respeito pelo seu semelhante. Esta é uma situação que deve merecer a melhor atenção dos responsáveis, no sentido de estudarem e criarem condições para que estas atitudes deixem de existir.

Excelente a iniciativa do município, que esperamos seja a primeira de outras, quiçá de maior envergadura e direcionadas para outro tipo de resíduos.
À Câmara Municipal através do CMIA, e dos seus parceiros: Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, através da casa de acolhimento “O Berço”, e Borgwarner, através da sua equipa de voluntários, obrigado pelo trabalho desenvolvido.

Recolher 700kg deste género de resíduos é obra!

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.