D. João Lavrador presidiu à Ultreia Diocesana

Realizou-se no passado dia 10 domingo, no parque de Nossa Senhora da Cabeça, em Valença, a Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viana do Castelo, que é o encontro anual de todos os Cursilhistas da Diocese.

Os trabalhos tiveram início pelas 10h com o acolhimento, aos Cursilhistas e não Cursilhistas e pelas 10h30 tiveram lugar as “Reuniões de Grupo” – Grupos de Reflexão e partilha, e às 12 horas teve lugar a Oração do Ângelus, já com a presença de D. João Lavrador, a que se seguiu o almoço partilhado e o convívio, 

Os trabalhos reiniciaram-se pelas 15 horas, sendo presididos por D. João Lavrador, que assim presidiu à primeira Ultreia Cursilhista na Diocese de Viana do Castelo, em que o tema foi “Levanta-te e vai… Em Missão na Família e na Sociedade” apresentado pela Laurinda Pinto Neves e a reflexão a cargo do padre Eugénio Freitas da Silva e as ressonâncias. Seguiu-se a intervenção de D. João Lavrador que teve palavras de reconhecimento para o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, referindo: “o mundo tem muitas necessidades, mas a primeira é fome de Deus, que muitas vezes está camuflada. Quero dizer-vos neste ambiente de festa que a Diocese conta muito com os Cursilhos de Cristandade, tem que contar muito com o Apostolado dos Leigos é próprio dos leigos evangelizar o mundo onde cada um se encontra e aí fazer evangelização”. 

Às vezes não se dá conta mas as pessoas fazem coisas maravilhosas, mas a Pastoral que brota dos movimentos é muito importante num testemunho de comunhão sentido de Igreja, numa única realidade que atrai o amor. Nós temos que dar volta a isto, dar uma volta às nossas Paróquias, dinamizar o Apostolado do Leigos, no sentido de realizar comunhão, facilitar estímulos de comunhão. D. João Lavrador terminou informando que está a ser criada uma equipa para estimular o Apostolado dos leigos. Quero contar convosco.

Bênção da nova Imagem da Senhora da Cabeça: Finda a Eucaristia presidida por D. Anacleto e concelebrada por mais oito sacerdotes, o Bispo Diocesano Benzeu a nova Imagem da Senhora da Cabeça, que figura num pedestal frontal aquele recinto e cuja Imagem havia sido banalizada á tempos atrás.

De referir que estiveram presentes o presidente do secretariado nacional Joaquim Mota e  padre José Torres Lima, assistente espiritual do Movimento; padre Eugénio Freitas da Silva; Monsenhor Manuel José Vilar, diretor da Escola do MCC e de formação de Dirigentes, outros Sacerdotes e algumas centenas de Cursilhistas, todos envolvidos pelo espirito da Ultreia que significa “Mais Além” vivendo este dia com muito entusiasmo e entrega. Foi reitor da Ultreia o cursilhista, Manuel Augusto de Pinto Neves, de Cristelo Covo.

José Borlido

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.