O Município de Viana do Castelo já iniciou a empreitada de requalificação do edifício do quartel dos Bombeiros Municipais e a substituição das coberturas do edifício. A empreitada, com um custo superior a 227 mil euros, visa requalificar o quartel da corporação, tendo em conta que o espaço, com duas décadas de existência, não corresponde às realidades atuais.
No próximo ano, o autarca vianense, José Maria Costa, espera ter condições de avançar com a construção da segunda fase do quartel municipal, face ao objetivo de construir áreas de formação, uma nova área operacional e sala de operações e emergência, frisando ainda a intenção de investir num núcleo museológico para preservar o espólio da corporação.
Em breve, é também intenção da autarquia lançar recruta para formar 12 novos bombeiros municipais, para dar resposta à diminuição de recursos humanos ao serviço da corporação que, nos próximos anos, vai ficar sem seis operacionais que vão entrar na reforma.
Recorde-se que, em dezembro de 2018, já entraram no quartel vianense outros 12 bombeiros iniciando carreira no corpo municipal, depois de um ano de formação.
Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, com a designação original de Companhia da Bomba, foram fundados a 22 de março de 1780. São o terceiro mais antigo corpo de bombeiros do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.