Desfile dos “bois da Páscoa” sai à rua no domingo

No próximo domingo sai à rua o tradicional desfile dos “Bois da Páscoa”, que simboliza o fim do jejum da Quaresma e apresenta os melhores exemplares bovinos dos talhos locais.

A programação desta iniciativa tem início no sábado, 25 de março, com a exposição de animais e carros de Bois da Páscoa, pelas 10h00, no Parque da Ponte Nova, seguindo-se às 14h00 o Concurso Pecuário (concurso nacional) e às 21h30 o Concerto musical dos Sons do Minho.

No domingo, pelas 10h00 será possível voltar a apreciar a exposição dos animais e carros de Bois da Páscoa, realizando-se depois o desfile, às 15h00, pelas principais artérias da Vila.

Este desfile é uma tradição secular à qual o Município de Arcos de Valdevez, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a ARDAL têm vindo a dar continuidade, recuperando usos e costumes enraizados neste concelho há já longos anos.

Neste evento desfilarão 36 bovinos, os melhores exemplares da raça, propriedade dos talhos aderentes, que apresentam os corpulentos e bem enfeitados animais, cangadas à moda antiga, num desfile que contará ainda com a participação de figurantes, vestidos à época, com os trajes regionais.

Todos os anos milhares de pessoas distribuem-se pela avenida principal da vila para assistir ao desfile, e, manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos da época Pascal.

Para a Autarquia a realização deste desfile é uma forma de enaltecer as tradições, o trabalho do campo, e de destacar os produtos locais, nomeadamente a raça cachena, contribuindo assim para dinamizar a economia no concelho.

A animação também faz parte do programa do desfile e irá ser garantida com a presença de rusgas e ranchos folclóricos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.