A Associação Cultural e Recreativa de Deocriste realizou uma desfolhada de milho, conforme se fazia no passado na nossa aldeia.
O evento teve lugar na Quinta do Pombal, propriedade da família “Magalhães”, local escolhido a preceito e que mantêm todas as condições da antiga agricultura tradicional, como no tempo dos nossos antepassados, tais como eira de pedra, espigueiro, limpador manual, telheiro de coberto e eirado das medas.
À hora aprazada o grupo dos ceifeiros e ceifeiras, vestidos a preceito, dirigiu-se com o “carro de vacas” puxado por dois belos exemplares vindos de Castelo de Neiva para o campo do melhor e após na ceifa, foi carregado e transportado para a Quinta do Pombal.
Na eira de pedra realizou-se a “malhada” do milho, limpeza e arrecadação no espigueiro e guarda da palha no mastro da meda, ao som de música tradicional e acordeões e o acompanhamento de petiscos e vinho verde servidos nas malgas de barro, servidos pela tasca colocada debaixo do telheiro do coberto.
O evento foi muito participado por muitas pessoas, principalmente visitantes das freguesias vizinhas.
A direção da ACRD está de parabéns, pois faz parte da nossa cultura recrear ao vivo os modos e costumes antigos, para não se perderem as nossas tradições e os mais novos conhecerem o modo como os pais e avós faziam os trabalhos.
Falecimentos
Faleceu no dia 16 de agosto, com 62 anos de idade, a nossa conterrânea Deolinda Maria Lopes Meira, que estava internada no IPO do Porto, na sequência de doença grave de que foi vítima. Deixa viúvo a nosso prezado amigo Manuel Carvalho a quem particularmente prestamos as nossas sinceras condolências, extensíveis aos restantes familiares.
Após as cerimónias religiosas realizadas no salão da Junta de Freguesia, pelo facto de a igreja paroquial se encontrar em obras, foi a sepultar no cemitério paroquial de Deocriste.
Registamos também o falecimento, aos 60 anos de idade, do nosso conterrâneo Carlos Manuel da Costa Meira, que residia na cidade algarvia de Lagos.
O Carlos, como era por todos conhecido em Deocriste, havia migrado há muitos anos para o Algarve, onde constituiu familia e desempenhava os seus deveres profissionais.
Foi a sepultar no cemitério da localidade de Lagos Novos.
À sua irmã Isabel, que reside em Deocriste, expressamos publicamente as nossas condolências.