Documentário DocNomads em Viana

Um grupo de alunos do mestrado em cinema documentário DocNomads (www.docnomads.eu) está em Viana do Castelo a realizar um trabalho de campo durante o período de 10 dias, o qual dará origem à produção de 4 filmes documentais de curta-metragem (10’-12’) que serão exibidos às 19h de amanhã, 12 de novembro, no Cinema Verde Viana, numa sessão aberta ao publico e à comunidade de Viana do Castelo.
Estes filmes têm caráter académico, sendo requisito que desses trabalhos se relacionem com temáticas e realidades ligadas a Viana do Castelo, sua paisagem, pessoas e atividades.

Já em anos anteriores a direção do curso tem realizado esta iniciativa em Viana do Castelo, com o apoio logístico do GEA – Grupo Etnográfico da Areosa, e com a colaboração do Instituto Politécnico de Viana e da Escola Superior de Educação, com a participação de Raquel Moreira e seus alunos na disciplina “Arte, Educação e Comunidade” do 3º ano da licenciatura de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas.

O grupo internacional que está em Viana reúne 20 nacionalidades diferentes com alunos oriundos da Argentina, Bahrein, Bielorrússia, Brasil, Cazaquistão, China, Colômbia, Egipto, Filipinas, França, Guatemala, Holanda, Hungria, India, Malásia, México, Paquistão, Portugal, Roménia e Rússia.

O mestrado DocNomads em Realização de Filme Documentário é um programa de pós-graduação internacional de dois anos, a tempo inteiro (120 ECTS), ministrado desde 2012 por um consórcio de três universidades europeias localizadas em três países: Portugal, Hungria e Bélgica.

Em cada edição do curso DocNomads, 24 estudantes de todo o mundo prosseguem uma experiência única de mobilidade de Lisboa a Bruxelas, via Budapeste. Ao fazê-lo, os estudantes ficam imersos em diferentes ambientes culturais, aprendendo a utilizar as suas capacidades fora dos seus contextos sociais habituais.

Ensinado inteiramente em inglês e tendo uma abordagem prática, o currículo único do DocNomads e o corpo de professores visam expandir as competências e a criatividade dos estudantes, ao mesmo tempo que proporcionam uma formação integrada que combina um enfoque nas artes com práticas contemporâneas na produção cinematográfica.

Todo o programa DocNomads foi avaliado por um painel internacional externo em 2019 e considerado em conformidade com todas as normas e sub-standards do quadro “European Approach for External Quality Assurance of Joint Programmes”.
Victor Candeias

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.