A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou que vai investir 550 mil euros numa dragagem rochosa no porto da capital do Alto Minho para permitir o acesso a navios de maior dimensão.
“A APDL vai dar início à empreitada de quebramento, dragagem e remoção de afloramentos rochosos no canal de navegação do porto de Viana do Castelo (…) O objetivo desta intervenção transpõe a habitual dragagem realizada para manutenção dos fundos e cotas, uma vez que será demolida e retirada a rocha na entrada, junto ao canal de navegação, de forma a atingir a cota -8 e permitir, assim, uma navegação mais atrativa, mais fluida e mais segura”, refere uma nota enviado à agência Lusa.
Segundo a APDL, com esta intervenção, o porto de mar de Viana do Castelo “terá maior capacidade de resposta, conseguindo abrir novas linhas de navio com calados maiores e ou mais carga, ou seja, navios de maior dimensão”.
A APDL adianta que a “empreitada, que representa um investimento, de cerca de 550 mil euros, foi adjudicada à INERSEL S.A., devendo iniciar brevemente e por um prazo de quatro meses, não estando previsto qualquer constrangimento à navegação no decorrer da sua execução”.