O Partido da Terra-MPT anunciou a retirada da confiança política a Luís Jorge Videira (Joca Fotógrafo) que, nas últimas autárquicas, foi eleito, como independente, para a Assembleia Municipal de Viana do Castelo.
Tal facto decorre da anunciada intenção, por parte daquele, de encabeçar, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, também como independente, as listas de outra força partidária às eleições legislativas de 06 de outubro, a JPP (Juntos Pelo Povo).
Entretanto, vão-se conhecendo os nomes dos cabeças de lista pelas diversas forças políticas. Além de Joca, do JPP, chegaram ao nosso conhecimento os nomes dos cabeças de lista do Bloco de Esquerda (Luís Louro), Iniciativa Liberal (António Lúcio Baptista), Aliança (Jorge Nuno Sá)), PAN (Ricardo Arieira), PSD (Jorge Mendes), PS (Tiago Brandão Rodrigues), CDS/PP (Filipe Anacoreta Correia) e CDU (Jorge Machado).
Uma nota, ainda, para as listas das forças políticas com deputados eleitos pelo distrito (PSD, PS e CDS/PP), cuja constituição não foi, de todo pacífica. No CDS/PP por não ser encabeçada por uma pessoa da região, no PSD pela situação do lugar n.º 3 inicialmente apontado (Carlos Morais, presidente da Distrital) ser ocupado pelo lider da Concelhia vianense (Eduardo Teixeira), conforme já noticiámos, e, por último, o PS, com o presidente socialista da Câmara de Viana a qualificar a lista deste partido como “de terceira divisão”, com exceção do n.º 1 da mesma (o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues).